Ergonomia auxilia no bem-estar no home office -  (crédito: Freepik)

Ergonomia auxilia no bem-estar no home office

crédito: Freepik

Ter um espaço de trabalho em casa tornou-se uma necessidade para muita gente, mas o que fazer quando a metragem do seu lar é limitada? Decorar um home office em um apartamento pequeno pode parecer um desafio, mas com as dicas certas, é totalmente possível.

Nesse artigo, reunimos informações e ideias incríveis para lhe ajudar a criar um local de trabalho aconchegante, funcional e cheio de personalidade. Vem conferir.

Aproveite ao máximo cada centímetro

Em apartamentos pequenos, cada cantinho conta. Considere usar as paredes a seu favor: prateleiras flutuantes, ganchos e painéis de parede podem ser verdadeiros aliados na hora de organizar materiais e equipamentos. As mesas retráteis também são uma excelente opção, já que podem ser fechadas quando não estiverem em uso.

Iluminação é a chave

A iluminação desempenha um papel fundamental na produtividade. Prefira um local próximo a uma janela para aproveitar a luz natural, que além de economizar energia, ajuda no bem-estar. Caso não tenha essa opção, invista em uma boa luminária. A dica é optar por lâmpadas de LED, que proporcionam uma iluminação uniforme e são mais econômicas.

Escolha móveis multifuncionais

No mundo dos apartamentos compactos, móveis que têm mais de uma função são reis. Pense em escrivaninhas com gavetas, cadeiras que possam ser usadas em outros ambientes ou até mesmo prateleiras que sirvam como divisor de espaços. Assim, você otimiza o espaço sem abrir mão da funcionalidade.

Ergonomia auxilia no bem-estar no home office

Ergonomia auxilia no bem-estar no home office

Freepik

Conforto não é luxo, é necessidade!

Seu espaço de trabalho precisa ser confortável. Invista em uma cadeira ergonômica e ajuste a altura da sua mesa para evitar problemas de postura. Além disso, coloque almofadas, tapetes e até mesmo uma manta para aqueles dias mais frios. Afinal, quem disse que trabalhar de casa não pode ser quentinho e aconchegante?

Personalize o espaço

Trabalhar em um ambiente que reflita sua personalidade pode aumentar sua motivação e produtividade. Adicione quadros, fotos, plantas e objetos que tenham significado para você. Isso não só tornará o espaço mais acolhedor, mas também lhe dará aquele toque pessoal que faz toda a diferença.

Mantenha tudo organizado

Um espaço pequeno pode ficar bagunçado rapidamente. Use caixas, cestos e organizadores para manter tudo em ordem. E aqui vai uma dica de ouro: ao final de cada dia de trabalho, reserve alguns minutos para organizar sua mesa. Isso fará uma enorme diferença na sua produtividade e no seu bem-estar.

Separe o trabalho do lazer

Se for possível, evite que seu espaço de trabalho seja no quarto ou na sala de estar. Criar uma divisão física (mesmo que simbólica) entre o trabalho e o descanso ajuda na concentração e na desconexão no fim do dia. Se você não tem um cômodo separado, use tapetes, divisórias ou até mesmo cores diferentes na parede para demarcar o espaço.

Montar um home office em um apartamento pequeno pode ser um desafio, mas, como vimos, há várias maneiras de otimizar o espaço e torná-lo funcional e estiloso. Lembre-se de que o mais importante é que esse cantinho seja um espaço onde você se sinta bem e produtivo.

Com as dicas acima, você estará pronto para criar seu espaço de trabalho dos sonhos, não importa o tamanho do seu apê!