Crianças e adolescentes menores de 15 anos devem comparecer a uma unidade básica de saúde (UBS) ou a qualquer ponto de vacinação em todo o país neste sábado (22) para o Dia D da Campanha de Multivacinação. O objetivo é atualizar a caderneta vacinal.



A campanha começou no início do mês e segue até 1º de setembro, com a oferta de 20 doses do Calendário Nacional de Vacinação que protegem contra doenças como meningites, tuberculose e cânceres associados à infecção pelo HPV.



Pela primeira vez, a campanha conta com a vacina pneumocócica 20-valente (pneumo 20), incorporada em junho ao calendário. A dose amplia a proteção contra doenças causadas pelo pneumococo, incluindo pneumonias e meningites, e é indicado para crianças menores de 5 anos.


Até a última quarta-feira (18/8), o Ministério da Saúde havia distribuído mais de 180 milhões de doses para garantir a vacinação em todo o país ao longo do ano. Vacinas contra a influenza, o sarampo (tríplice viral) e a poliomielite foram as mais aplicadas.



Durante o Dia D, as seguintes vacinas poderão ser aplicadas (conforme faixa etária, histórico vacinal e indicação):



  • BCG

  • Hepatite B

  • Penta (DTP/Hib/HB)

  • Poliomielite (VIP)

  • Rotavírus humano

  • Pneumocócica conjugada 10-valente e 20-valente

  • Meningocócica C

  • Influenza

  • COVID-19

  • Febre amarela

  • Meningocócica ACWY

  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)

  • Varicela

  • DTP

  • Hepatite A

  • Dupla bacteriana adulto (dT) (difteria e tétano)

  • HPV4

  • Dengue tetravalente


Sarampo


Diante do aumento de casos de sarampo nas Américas e do registro de casos importados no Brasil, o ministério mantém a estratégia de vacinação indiscriminada contra a doença para pessoas de 6 meses a 59 anos em Guarulhos (SP), em São Bernardo do Campo (SP) e na capital paulista.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia


Dados da pasta mostram que, de 3 a 14 de agosto, mais de 529,8 mil doses da vacina tríplice viral foram aplicadas nos três municípios. Desse total, 87,2 mil doses foram destinadas a crianças de 5 a 11 anos o equivalente a 16,5% das aplicações.


compartilhe