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Estado de Minas

Volvo lança no Brasil o S60 e XC60 na versão T8 Polestar Engineered

Nova versão do Volvo S60 e do XC60, a T8 Polestar Engineered, chega com sistema híbrido de 412cv e elementos diferenciados nas suspensões, chassis e freios


postado em 14/12/2019 04:00

O Volvo S60 T8 Polestar tem detalhes que o diferenciam das demais versões, como a grade preta(foto: Volvo/Divulgação)
O Volvo S60 T8 Polestar tem detalhes que o diferenciam das demais versões, como a grade preta (foto: Volvo/Divulgação)


A Volvo Car amplia sua gama de produtos no Brasil com a chegada da nova versão de topo de linha T8 Polestar Engineered para os modelos S60 e XC60. Com preços de R$ 309.950 e R$ 335.950, respectivamente, o sedã e o utilitário-esportivo trazem detalhes de acabamento interno e externo, além de sistema híbrido de 412cv, ajuste diferenciado de freios e suspensões, e amplo pacote de itens de série.
 
Além das duas novidades, a Volvo oferece outras seis versões equipadas com a motorização híbrida T8: o S60 T8 R-Design, o XC60iT8 R-Design, XC90 T8 Inscription, R-Desig e Excellence, e o S90 T8 Inscription. A marca sueca tem focado cada vez mais nos modelos híbridos e até 2020 pretende disponibilizar 40% de sua gama de produtos com versões eletrificadas. Uma das novidades confirmadas para o primeiro trimestre do ano que vem é o XC40 híbrido plug-in. Além disso, a Volvo investiu R$ 5 milhões na instalação de 500 eletropostos no Brasil.
 
O XC60 tem os mesmos detalhes esternos do sedã e faróis full LED com luz diurna no formato de T(foto: Volvo/Divulgação)
O XC60 tem os mesmos detalhes esternos do sedã e faróis full LED com luz diurna no formato de T (foto: Volvo/Divulgação)

POLESTAR A versão topo de linha Polestar Engineered se diferencia pela nova grade, que traz uma pastilha pintada em preto brilhante e para-choque com desenho exclusivo. Nas laterais, o acabamento também é em preto brilhante nas janelas e nos retrovisores. Os faróis full LED trazem luzes diurnas de acendimento automático e ainda contam com a tecnologia Automatic Bending Lights (ABL), que direciona o facho em até 30 graus para os lados, facilitando a visão nas curvas.
O S60 é equipado com rodas de alumínio de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/40. Já o XC60 traz rodas de alumínio de 22 polegadas com pneus 265/35. Para dar um toque de esportividade, as pinças douradas dos freios são da marca Brembo no S60 e Akebono no XC60, além dos discos de freio com parafusos aparentes fixados no centro.
 
O para-choque traseiro também tem desenho exclusivo e os escapamentos duplos trazem a inscrição Polestar Engineered, que também está na porta do porta-malas. Por dentro, a versão topo de linha traz cintos de segurança dourados bancos e volante esportivos revestidos em couro com costura aparente, paddle shits para mudanças de marchas e pedaleiras em alumínio.
 
A inscrição Polestar Engineered está na tampa do porta-malas e nas saídas do escapamento (foto: Volvo/Divulgação)
A inscrição Polestar Engineered está na tampa do porta-malas e nas saídas do escapamento (foto: Volvo/Divulgação)
 
Tanto o sedã quanto o SUV são equipados com suspensões Polestar, que trazem molas mais rígidas, mas que permitem abaixar ou elevar a carreceria de 10mm a 15mm. Na posição mais baixa, ambos os modelos proporcionam uma condução mais esportiva, privilegiando a estabilidade em curvas, graças ao centro de gravidade mais baixo e reduzida inclinação da carroceria. Os amortecedores são da marca Öhlins, com a exclusiva tecnologia de válvula de fluxo duplo (DFV), que visa o contato permanente dos pneus com o solo, mesmo com a trepidação em pisos irregulares.

HÍBRIDO Construídos sobre a plataforma modular SPA, o S60 e XC60 T8 Polestar são equipados com motor Drive-E Turbo Supercharger de 2.0 litros, quatro-cilindros, que produz 324cv, e outro elétrico de 88cv, que é alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (11,6Kwh). A potência combinada dos dois motores é de 412cv, com torque de 65,3kgfm. A transmissão é automática Geartronic de oito velocidades, que usa a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica.
Com esse conjunto mecânico, o S60 acelera até 100km/h em 4,4 segundos, enquanto o XC60 alcança a marca em 5,3 segundos. O sedã e o SUV vêm equipados com cabo de 4,5m para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas, considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A. Em tomadas de menor amperagem, a recarga é feita em tempo maior.
 
O interior tem acabamento sofisticado e multimídia Sensus Connect com tela tátil de nove polegadas(foto: Volvo/Divulgação)
O interior tem acabamento sofisticado e multimídia Sensus Connect com tela tátil de nove polegadas (foto: Volvo/Divulgação)
 
Os modelos contam com um seletor de modo de condução que fica no console. Os modos disponíveis são: Pure (prioriza o modo elétrico para uma condução mais econômica); Hybrid (usa os dois motores para entregar a melhor relação entre performance e consumo); Power (condução esportiva); e AWD (All Wheel Drive/tração integral sob demanda).
 
Interior espaçoso, com bancos revestidos em couro e cintos de segurança dourados(foto: Volvo/Divulgação)
Interior espaçoso, com bancos revestidos em couro e cintos de segurança dourados (foto: Volvo/Divulgação)
 
No interior, os destaques são o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas personalizável, o Head up Display, sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect com tela tátil de nove polegadas de LCD, comando de voz, aplicativos CarPlay e Android Auto, além do Volvo On Call, serviço de segurança, proteção e conveniência. No quesito segurança, ambos os modelos são equipados com o City Safety, sistema de frenagem automática que evita colisões com outros veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte, tanto de dia quanto a noite.
 
Os veículos trazem ainda sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e o recurso de Mitigação de Pista Oposta, que aplica frenagem automática para reduzir o dano de colisão com um veículo que se aproxima na contramão. A lista de equipamentos de série traz ainda, desde a versão de entrada, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção (Pilot Assist) até 130km/h para toda linha 60.
 
O sedã tem rodas de alumínio de 19 polegadas e o SUV de 22 polegadas, com pinças de freio douradas (foto: Volvo/Divulgação)
O sedã tem rodas de alumínio de 19 polegadas e o SUV de 22 polegadas, com pinças de freio douradas (foto: Volvo/Divulgação)
 

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