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Estado de Minas DUAS RODAS

Dupla de temperamentos diferentes

Mesmo motor, quadro e outros componentes inéditos equipam as irmãs, que, porém, visam segmentos distintos. Uma naked, mais apropriada para a cidade, e a outra no estilo aventureiro


postado em 16/11/2019 04:00

Téo Mascarenhas
A F 900 XR tem ergonomia mais relaxada e carenagem frontal (foto: Fotos: BMW/Divulgação)
A F 900 XR tem ergonomia mais relaxada e carenagem frontal (foto: Fotos: BMW/Divulgação)

Os dois novos modelos, F 900 XR e F 900 R, apresentados durante o Salão de Milão, na Itália, que terminou no domingo, estão confirmados para o Brasil, embora ainda sem data e preços definidos. A BMW desenvolveu um mesmo motor para as duas motocicletas, com base no dois-cilindros paralelos, equipado com arrefecimento líquido e intervalo de ignição de 270 graus, que equipa a F 850 GS, também comercializada no Brasil. A capacidade saltou de 853cm³ para 895cm³ e a potência subiu para 105cv, com torque de 9,4kgfm.
A eletrônica está presente no motor, através dos modos de pilotagem Rain (chuva) e Road (estrada), além de controle de estabilidade, controle de tração e freios ABS. Como opcionais, a eletrônica pode ser incrementada com mapa de motor mais esportivo, modulação do freio motor e ABS Pro, que permite usar o freio mesmo inclinado dentro das curvas, sem alongar a trajetória e quick shifter. Além disso, a embreagem é do tipo deslizante, que impede o travamento da roda traseira nas reduções mais radicais, em uma tocada esportiva.
A F 900 XR tem ergonomia mais relaxada e carenagem frontal (foto: Fotos: BMW/Divulgação)
A F 900 XR tem ergonomia mais relaxada e carenagem frontal (foto: Fotos: BMW/Divulgação)

COMPARTILHAMENTO 
As duas também dividem outros sistemas, como inédito quadro, desenvolvido especialmente para os modelos, iluminação em LED, painel com tela TFT de 6,5 polegadas colorida e personalizável, que permite conectividade com o celular, além de opcionais, como chave inteligente (que pode ficar no bolso), suspensão ESA (eletronicamente ajustável), chamada de emergência em caso de acidente e um sistema auxiliar de farol que ilumina a parte de dentro das curvas automaticamente com a inclinação, aumentando o campo de visão e a segurança.

As semelhanças e compartilhamentos (comuns da indústria, como forma de reduzir custos de produção), entretanto, param por aí. As duas irmãs visam a segmentos distintos. A F 900 R (que substitui a F 800 R, também já comercializada no Brasil) é uma naked, com utilização mais “urbana”, enquanto a F 900 XR é uma mistura de asfalto e terra, tipo aventureira. A posição de pilotagem é mais em pé, com banco a 825mm do chão, além de visual praticamente idêntico ao modelo S 1000 XR, equipado com motor de quatro cilindros em linha, e que também foi renovado para 2020.
O painel com tela TFT colorido de 6,5 polegadas pode ser conectado ao celular
O painel com tela TFT colorido de 6,5 polegadas pode ser conectado ao celular

MISTURA 
A F 900 XR é uma espécie de mini S 1000 XR, mais branda. Entre os concorrentes no mercado nacional, vai encarar a Yamaha Tracer 900 e a Ducati Multistrada 900, por exemplo. A ergonomia e o jeitão fora de estrada se misturam com as rodas em liga leve e, contraditoriamente, com aro dianteiro de 17 polegadas, mais esportivo, para asfalto. A suspensão dianteira é do tipo invertida, com 170mm de curso, enquanto a traseira, do tipo mono em balança de alumínio, tem 172mm de curso. O tanque tem capacidade para 15,5 litros.
A suspensão é Dynamic ESA, eletronicamente ajustável
A suspensão é Dynamic ESA, eletronicamente ajustável

O modelo F 900 R adotou farol de formato simétrico, mas manteve um visual que lembra a antecessora F 800 R. De utilização mais “urbana”, traz tanque de combustível com 13 litros de capacidade e tem na construção (assim como na F 900 XR) soldas plásticas. A suspensão dianteira é invertida, mas o curso é bem menor, com 135mm. A suspensão traseira, também mono em balança de alumínio, segue o padrão (com menor curso e mais apropriado para o asfalto) e tem 142mm de amplitude. As rodas também seguem o padrão, em liga leve, com aro dianteiro de 17 polegadas.

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