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Estado de Minas

Coração estradeiro

Com vigoroso motor de três cilindros em linha, modelo encara as estradas com piloto automático, manoplas aquecidas, quick shifter, painel TFT e aerodinâmica otimizada


postado em 03/08/2019 04:09

Para passar as marchas para cima, o quick shifter dispensa a embreagem(foto: Sthephan Solon/Yamaha/Divulgação)
Para passar as marchas para cima, o quick shifter dispensa a embreagem (foto: Sthephan Solon/Yamaha/Divulgação)
 
Mogi das Cruzes (SP) Já como modelo 2020, a Tracer 900 GT chega atualizada, incorporando mordomias para viagens, mais eletrônica e painel em TFT, mantendo o mesmo musculoso coração de três cilindros em linha de 847cm³, que garante esportividade e diversão. Herdado da naked MT 09 (também comercializada no Brasil), o propulsor tem a ousadia de conferir o título de Master of Torque (MT) ou Mestre da Força, entregando 115cv a 10.000rpm e torque de 8,92kgfm a 8.500rpm, que, porém, confirma a pretensão na prática, desferindo um legítimo soco na boca do estômago do piloto nas acelerações. A “culpa” é da tecnologia crossplane, que conta com movimentação dos pistãos com defasagem de 270 graus no virabrequim, que garante vigor sem reclamar em todo o arco de rotações. Entretanto, para moldar a “nervosia”, a engenharia aplicou um truque mecânico no acelerador, alterando a velocidade de abertura das borboletas, que corresponde a três modos de pilotagem, operados por meio de simples toque de botão no punho esquerdo e sinalizados no painel. Modo A, mais agressivo; modo B, mais progressivo; e modo Standard, intermediário.
 

MÚLTIPLA Com isso, a Tracer 900 GT assume diferentes características para rodar no modo turismo, ou no modo mais apimentado. A porção turismo conta com para-brisa redesenhado e maior, proporcionando mais proteção, além de ser regulável manualmente, em três posições, mesmo em movimento. O encaixe do piloto também mudou, com banco mais estreito junto ao tanque (com novo acabamento de proteção), que permite mais comodidade na hora de apoiar os pés no chão. O guidão ficou 100mm mais estreito e o banco, em dois níveis, ganhou ajustes na altura para o piloto entre 850mm e 865mm. A Tracer 900 GT versão 2020 também ganhou controle de tração em três níveis e o sistema de quick shifter que dispensa o uso da embreagem para subir as marchas no câmbio de seis velocidades. Para reduzir, ainda é necessário. Porém, a embreagem passa a ser deslizante e assistida, deixando o manete mais leve. Para viagens em baixas temperaturas, as manoplas passam a contar com aquecimento em três níveis, além de novos protetores de mão. Para o garupa, as pedaleiras foram reposicionadas, deixando as pernas mais esticadas e as alças de apoio remodeladas.
 
ANDANDO O motor é o destaque. Mais compacto e leve que um quatro-cilindros em linha, a trinca funciona tão redondo quanto, além de proporcionar retomadas com a pegada de um V2. A posição de pilotagem deixa o piloto levemente mais em pé e mais confortável. Porém, a balança da suspensão traseira em alumínio foi alongada, aumentando a distância entre-eixos em 60mm, passando para 1.500mm. Com isso, a performance nas retas ficou melhor, incluindo o recurso do piloto automático. Nas curvas, o quadro em alumínio garante rigidez e os aros de 17 polegadas, agilidade. As suspensões também foram atualizadas. Na dianteira, garfo invertido com 137mm de curso, totalmente ajustável. Na traseira, sistema mono, com 130mm, e ajuste manual (sem ferramentas) na pré-carga. Os freios ABS são precisos e contam com duplo disco de 298mm na dianteira, com pinça de quatro pistãos e disco de 245mm na traseira. O painel é outro destaque, inspirado nas superesportivas, ganhou tela em TFT, computador de bordo e pode ser personalizado, inclusive na cor. Na iluminação conta com farol duplo (em carenagem mais aerodinâmica), luz de posição diurna e farolete traseiro em LED. As malas laterais, entretanto, só serão oferecidas como acessórios. O preço sugerido é de R$ 49.390. (*) Viajou a convite da Yamaha

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