(none) || (none)

Continue lendo os seus conteúdos favoritos.

Assine o Estado de Minas.

price

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Assine agora o Estado de Minas por R$ 9,90/mês. ASSINE AGORA >>

Publicidade

Estado de Minas

Futuro clássico

Conceito R18 revive as motocicletas clássicas e o motociclismo purista, com novo motor boxer de 1.800cm³ de cilindrada propositalmente exposto


postado em 11/06/2019 04:10

Freio dianteiro tem duplo disco ventilado(foto: bmw/divulgação)
Freio dianteiro tem duplo disco ventilado (foto: bmw/divulgação)



A marca alemã de motocicletas Bayerische Motoren Werke (Fábrica de Motores Baviera), ou simplesmente BMW, começou lá trás, em 1923, com a primeira motocicleta, batizada de R32, apresentada no Salão de Berlim. Para equipar o modelo pioneiro, o engenheiro Max Friz projetou um motor de dois cilindros contrapostos, ou boxer, com 493cm³ de cilindrada, que desde então, ao longo de quase 100 anos de história, foi sendo constantemente modernizado, sem nunca sair de linha, e se transformou em uma espécie de patente da marca.


Esse tipo de motor, sempre identificado com a letra R, cresceu e se multiplicou, adotando novas tecnologias e impulsionando diversos modelos ao longo da história. Hoje, por exemplo, já com 1.254cm³, equipa a big trail R 1250 GS, “carro chefe” da marca. Porém, ainda faltava equipar uma custom de raiz, assim como ainda há espaço para novos aumentos de capacidade volumétrica. Assim nasceu o modelo conceito R18, apresentado no tradicional e badalado Concorzo Deleganza` Villa Deste, realizado às margens do Lago de Como, no norte da Itália, com motor de 1.800cm³.

CONCEITO O modelo R18 ainda é um conceito, mas sinaliza claramente como vai ser a nova linha de motocicletas, misturando o clássico e o moderno. Para ser viabilizada comercialmente, ainda faltam ajustes técnicos e legais para homologação, como a instalação de setas, retrovisores, painel, etc. Porém, o desafio de deixar tudo o que não precisa de fora e concentrar-se no que realmente importa foi encarado por Bart Janssen, desenhista do conceito. O resultado é uma moto purista, com a verdadeira essência do motociclismo.


O motor é inteiramente novo e inédito, mas inspirado nos propulsores da marca da década de 1960, com a tradicional arquitetura de dois cilindros contrapostos. O volume deu um salto e aumentou para 1.800cm³, porém conservando a refrigeração a ar e óleo para manter o estilo. O enorme propulsor fica propositalmente exposto e tem o bloco e transmissão construídos em alumínio, com o acabamento de polimento feito a mão. As características do motor vão proporcionar torque em doses cavalares, aumentando o prazer de pilotar.

VISUAL Para suportar o vigoroso motor, a transmissão final é feita por eixo cardã, que também fica exposto, sem cobertura. O modelo conceito R18 (R em referência ao motor boxer e 18 identificando a capacidade volumétrica) tem quadro em tubos de aço, tipo berço duplo, com parte superior descendente do guidão ao cubo da roda traseira, exatamente como o modelo pioneiro R32, de 1923. Um raríssimo exemplar desse modelo está exposto em perfeito estado no Museu BMW de Curitiba. Ainda semelhante à R32, os manetes têm acionamento invertido e o banco tipo selim.


A suspensão dianteira é invertida, com capas para camuflar e compor o estilo. A suspensão traseira também simula as antigas “rabo duro”, porém conta com único amortecedor “cantilever” embaixo do banco. O estilo segue nas rodas raiadas, com aro de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, tanque em desenho gota e farol redondo. Porém, no quesito segurança, a Concept R18 conta com duplo freio a disco ventilado na dianteira e disco simples na traseira. Os escapes, um de cada lado, têm ponteira geométrica.

 

Raiada

 

TIRADENTES A 27ª edição do Bike Fest vai ser em Tiradentes (MG), entre os dias 26 e 30 de junho. Uma grande área coberta no Resort Santíssimo vai abrigar os estandes das montadoras, peças e acessórios, além de palco para apresentação de shows. Na área da rodoviária ficarão estandes de prestação de serviços. Informações no site www.grupoberg.com.br.
FESTIVAL O Festival Duas Rodas vai ser no autódromo de Interlagos, em São Paulo, em 29 de agosto e 1º de setembro. Haverá teste ride em 90 modelos em três circuitos, incluindo pista de terra para as fora de estrada. Também haverá atrações como motocross, flar track e weeling, além de show com a banda Capital Inicial. Informações e ingressos no site www.festivalduasrodas.com.


ESTREANTE A Copa Estreante By Moto de Regularidade vai ter início em Sabará (MG),
em 29 de junho. A segunda etapa e a
final serão disputadas em Nova Lima,
em 27 de julho e 17 de agosto.
 Inscrições no site www.fmeng.esp.br.

ANIVERSÁRIO Em comemoração ao aniversário de 18 anos, a concessionária Honda Moto Fest, de Contagem, oferece hoje, das 10h às 14h, uma checagem gratuita de 21 itens, além de churrasco, distribuição de brindes e shows. A Moto Fest fica na Avenida João César de Oliveira, 849, Eldorado. Informações pelo telefone (31) 3503-6000.
TREINAMENTO O piloto Leonardo de Carvalho Pereira tem um programa de treinamento e pilotagem defensiva no trânsito para scooters que inclui dicas e aulas práticas em pista apropriada. Também tem um pacote que inclui viagens e turismo com guia em roteiros a partir de Belo Horizonte, além de percursos especiais para scooters. Informações pelo telefone (31) 98282-7227.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)