A relação entre a indústria automotiva e o cinema sempre existiu, dentro e fora das telas. Desde a morte de James Dean em seu Porsche Spyder, em 1955, aos diferentes modelos que fizeram parte das ações do agente 007, o James Bond, muitas histórias foram contadas tendo o automóvel como coadjuvante ou até como protagonista. A bela Marilyn Monroe, uma das maiores estrelas de Hollywood, também marcou época quando fez fotos em um Ford Thunderbird 1955 com seu marido, o dramaturgo Arthur Miller, passeando em Nova York.
O veículo histórico da atriz foi vendido no ano passado pela casa de leilões Juliens, em Los Angeles, EUA, por US$ 490 mil, cerca de seis vezes o preço de um Thunderbird 1956 em perfeitas condições, segundo o Hagerty Price Guide, tradicional guia de avaliação de carros clássicos do Reino Unido.
O sobrepreço foi justificado pelo glamour que envolvia Marilyn, além do romance e tragédia associada a uma verdadeira lenda de Hollywood. Mas de acordo com informações da Ford, o maior valor pago por um Thunderbird continua a ser o da primeira unidade saída da linha de montagem, arrematada por US$ 660 mil em um leilão da Barret-Jackson em 2009.
Tanto Marilyn Monroe quanto o Ford Thunderbird foram reconhecidos como ícones sexy da época. A versão original do carro, estilo roadster, é fruto do caso de amor que a América teve com os esportivos europeus de dois lugares nos primeiros anos do pós-guerra.
O primeiro protótipo do Thunderbird foi apresentado no Salão de Detroit de 1954 como resposta ao Chevrolet Corvette. Sua primeira geração, lançada em outubro do mesmo ano e produzida até 1997, vendeu mais de 4,2 milhões de unidades. No total, a Ford produziu 12 gerações de “T-Birds”, incluindo os relançamentos de 2002 e 2005.
MOTOR Equipado com motor V8 de 225cv, o modelo alcançava máxima de 180km/h, e tinha ronco possante, acentuado pelo sistema de duplo escapamento. O Thunderbird trazia ainda transmissão automática Ford-O-Matic, direção hidráulica, vidros e bancos elétricos e pneus faixa branca. O interior luxuoso se destacava pelo acabamento em branco e preto, complementado por capota de lona conversível e capota rígida removível com janelas vigia (uma novidade no modelo 1956).
Marilyn comprou o Ford Thunderbird em 1955 e, segundo reportagens da época, o usou na cerimônia de casamento com Arthur Miller no ano seguinte. A estrela conservou o carro durante sete anos até dá-lo como presente de aniversário de 18 anos a John Strasberg, filho do diretor Lee Strasberg, em 1962. Ou seja, pouco antes de morrer em agosto do mesmo ano aos 36 anos.