(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Repórteres enfrentam o desafio de trabalhar nas ruas

Jornalistas têm a missão de manter a população bem informada sobre a pandemia. Larissa Pimenta e Vanderci Orozimbo, da TV Alterosa, adotam uma série de cuidados para cumprir o seu dever


postado em 12/04/2020 04:00

(foto: Alexandre Guzanshe/DM/D.A Press)
(foto: Alexandre Guzanshe/DM/D.A Press)
 
No mês em que se comemora o Dia do Jornalista (7 de abril), profissionais da imprensa estão sendo desafiados a enfrentar uma das piores notícias deste século: a pandemia do novo coronavírus. Com o propósito de manter a sociedade bem informada, eles vão para as ruas e também executam sua missão adotando o sistema home office.
 
Além de levar a notícia até a casa dos telespectadores, os profissionais enfrentam a missão de se manter longe do vírus, apesar de o trabalho ser feito na rua. Com a pandemia, praticamente todas as emissoras de televisão aumentaram o tempo destinado ao noticiário. Algumas até criaram programas jornalísticos destinados exclusivamente à COVID-19, como é o caso da Globo, com o Combate ao coronavírus, sob o comando do jornalista Márcio Gomes.
 
Em Minas, a TV Alterosa mantém repórteres nas ruas em busca de notícias sobre a pandemia. Eles se revezam, trabalhando um dia em externas e outro em casa. Veterana, Ethel Correa está há 13 anos na emissora e confessa que esse é um dos maiores desafios de sua carreira de jornalista.
“Na realidade, há vários desafios e um dos maiores é conseguir falar com as pessoas sem podermos nos aproximar delas”, conta a repórter. A missão é ainda mais complicada quando se trata do quadro O povo fala: “Todos têm medo de se infectar.”
 
Ethel Correa, repórter da TV Alterosa, diz que manter a serenidade é fundamental neste momento(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Ethel Correa, repórter da TV Alterosa, diz que manter a serenidade é fundamental neste momento (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
 
 
A jornalista ressalta que o profissional tem de procurar manter a serenidade e o equilíbrio diante de tantas mudanças. “Há outra questão: trabalhar em home office, pois tenho de dominar novas tecnologias. O aprendizado pessoal não é somente do jornalista, mas de todo mundo que está passando por essa fase.”
 
Também repórter da TV Alterosa, Larissa Pimenta revela que não é fácil entrevistar as pessoas na rua, pois elas estão arredias desde que o vírus se propagou. “Temos mais dificuldade de fazer O povo fala. Mesmo usando microfone higienizado após cada entrevista, as pessoas ficam desconfiadas. Temos de convencê-las de que não há perigo, mas muitas se esquivam. É o medo da contaminação.”
Outra preocupação de Larissa é se contaminar. “Temo contrair o vírus e levá-lo para casa, pois moro com pessoas que estão no grupo de risco. Sigo as normas de segurança e busco fazer o meu trabalho com muito profissionalismo. Usamos máscaras e álcool em gel, além de microfones com capas.”
 
Há dois anos trabalhando como repórter esportivo na TV Alterosa, Victor Moreira está “emprestado” à editoria de Gerais. “Muita coisa mudou, agora tenho de prestar mais atenção aos noticiários de saúde, do governo. É um aprendizado para vida”, diz ele.
 
Para o cinegrafista Karl Laguna, o importante é levar informações de qualidade para as pessoas. “Estamos nas ruas trabalhando de outra forma, evitando locais fechados. Mudamos o jeito de fazer as matérias, usamos mais equipamentos do que numa reportagem normal.”
 
A repórter Isabel Guimarães passou a trabalhar em home office. “Para aqueles que estão acostumados com o ritmo da redação, trabalhar em casa é um pouco estranho, mas nos acostumamos rapidamente. Acaba que você adquire outra rotina”, diz.
 
Isabel acredita que, depois da pandemia, as pessoas terão uma nova relação com o trabalho: “É um aprendizado otimizar o tempo em qualquer ambiente. Você saber se organizar sem precisar de estar fisicamente em um local, sempre procurando render da mesma forma ou, às vezes, até mais.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)