(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ROTEIRO CULTURAL

Férias virtual: Confira opções de eventos pelo Brasil

Museus, exposições, peças de teatro, apresentações de orquestras sinfônicas, cursos, eventos educativos, entre outros podem ser encontrados no roteiro


(foto: Davi Mello/Divulgação)
(foto: Davi Mello/Divulgação)

Embora a pandemia da COVID-19 tenha paralisado grande parte das atividades presenciais, o mundo digital segue disponível para garantir o acesso à cultura com segurança. De olho nas férias de verão, o Correio fez um roteiro de eventos para todas as idades e de vários estados do Brasil que podem ser acessados por plataformas virtuais.

Museus, exposições, peças de teatro, apresentações de orquestras sinfônicas, cursos, eventos educativos, entre outros podem ser encontrados no roteiro. Apesar das atividades serem on-line, algumas podem requerer uma inscrição prévia. Confira a programação de verão nas cidades em Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, São Paulo, Pará e Rio Grande do Sul!

Minas Gerais
Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais - Tempo para ler

Como uma forma de incentivar a leitura, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais criou a ação Tempo para ler. O projeto consiste em promover encontros entre pessoas com e sem deficiência para lerem textos da literatura. O evento ocorre em 19 de janeiro, com a leitura do conto O espelho, de Machado de Assis, por meio da plataforma Google Meet, às 13h45. Não é necessária inscrição prévia e a reunião pode ser acessada pelo link.

Visita virtual guiada pelo Museu das minas e do metal

Em todas as quartas, às 10h30 e 14h30, quintas e sextas-feiras de janeiro, às 14h30, visitas guiadas pelo Museu das minas e do metal serão realizadas com tradução simultânea em libras. Com duração de 50 minutos, as visitas serão por meio do Google Meet ou Zoom e necessita de inscrição prévia. Inscrições individuais pelo formulário on-line e de grupos no e-mail educativomm@mmgerdau.org.br.

Magia & Ilusão, com a família Kradyn

Realizado pelo Memorial Minas Gerais Vale, o espetáculo Maiga & Ilusão, com a família Kradyn, mistura lenços coloridos, água, jornal, papel mesclado e outros elementos divertidos. A apresentação integra o projeto Eu, Criança, no Museu, dia 16 de janeiro, às 15h, pelo canal no YouTube do Memorial Minas Gerais Vale.

Vamos fazer dinossauros?, com João Mota

Antigamente, o território de Minas Gerais já foi habitado por dinossauros e uma das espécies era chamada de Trigonosaurus. Por isso, a oficina Vamos fazer dinossauros?, realizada pelo Memorial Minas Gerais Vale, ensina a fazer este animal com o uso de materiais descartáveis. Além dele, o outro dinossauro Tricerátops fará parte da programação. A atividade ocorre de 17 a 24 de janeiro, às 10h, pelo canal no YouTube do Memorial Minas Gerais Vale.

Distrito Federal
Oficina Mulher: Presenças de dança e luta

Produzida pelo grupo Ninja Loka Produção, a oficina Mulher: Presenças de dança e luta ocorre de 16 de janeiro a 6 de fevereiro, aos sábados, às 17h. As inscrições se encerram nesta terça-feira (12/1) e devem ser feitas por meio do formulário on-line. Outro evento ocorre simultaneamente, chamado Danças marciais, que oferece oficinas, debates, lives, podcasts sobre o tema. Futuras programações podem ser acompanhadas pelo Instagram e pelo Facebook do grupo.

Craudi Social Club

Realizado pelo espaço criativo Infinu e pela Craudi Company, o Craudi Social Club ocorre aos sábados, das 10h às 22h, com transmissão on-line de shows. A próxima programação é voltada para brasilidades, soul, reggae, R&B e afrobeat. O evento pode ser assistido ao vivo pelo canal da Infinu na plataforma Twitch.

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro

Para entreter o público virtualmente, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro apresenta, nesta terça-feira (12/1), as obras Concerto No. 1, do compositor Bela Bartok, e Dança de galanta, de Zoltan Kodaly. O espetáculo será transmitido às 20h, via canal do YouTube da orquestra. As futuras programações podem ser conferidas no Instagram da orquestra.

Espetáculo de mamulengo on-line

Em sessão única, em 19 de janeiro, o grupo O Mamulengo Sem Fronteiras apresenta O romance do pavão misterioso. O texto, adaptado pelo repentista Chico de Assis e pelo mestre mamulengueiro Chico Simões, narra a aventura de Evangelista, rapaz apaixonado por Creuza, donzela conservada prisioneira pelo conde (seu pai). Evangelista resgata a moça e foge com ela, ajudado por um pavão mecânico construído por um cientista. A releitura do texto clássico do cordel ocorre ao vivo, às 20h, com interpretação em Libras, pelo canal no YouTube e fanpage do Mamulengo Sem Fronteiras. É gratuito e livre para todos os públicos.

Bahia
Projeto especial do Teatro Castro Alves (BTCA) com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA)

O BTCA e a OSBA se juntaram para apresentar os espetáculos Abraço no tempo e Um concerto para o guarda-roupa. O primeiro junta o artista Caetano Veloso com o legado de Ludwig van Beethoven. O segundo é uma performance especial feita para uma plateia formada por figurinos, que ocupam as 1.554 poltronas do teatro. Ambos estão disponíveis no canal do YouTube do Teatro Castro Alves.

Museu de Arte da Bahia no Google Arts & Culture

Todo o acervo virtual do Museu de Arte da Bahia, que inclui mais de 14 mil obras do equipamento centenário vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e Secretaria da Cultura da Bahia, está disponível no site oficial do Museu de Arte da Bahia; Arts & Culture.

Documentário Solário - Orquestra Sinfônica da Bahia

Solário é um documentário musical que projeta e celebra um verão para 2021 diferente em Salvador, o qual doenças são tratadas com banho de sol. Em 21 de janeiro, às 19h, Gil Vicente, diretor artístico, e Carlos Prazeres, regente musical, falarão sobre os bastidores das gravações, no Instagram da OSBA. Em seguida, às 20h, Solário será exibido no canal do YouTube.

São Paulo
Alvenaria Espaço Colaborativo

A Alvenaria Espaço Colaborativo, voltado para eventos culturais, realiza nas quartas-feiras, de 20 de janeiro a 10 de fevereiro, shows no Instagram do local, às 20h. As atrações são Joe Abujamra, mais voltado para o blues; Michel Leme, da música instrumental com trabalhos autorais; Wylmar Santos, com o show Sem fronteiras de canções latinas e brasileiras; e MyrKo Yamanouth, com estilo eletrônico.

Espetáculo A linha

A partir do poema Vida, vida, de Arseni Tarkovski, o espetáculo A linha é construído com diálogos que circundam o mistério da morte. Será transmitido por meio da plataforma Zoom, às segundas-feiras, de 18 de janeiro a 1º de fevereiro, sempre às 20h. Os ingressos podem ser adquiridos no site do Sympla.

Festival DiverCidade

Evento que visa dar protagonismo às expressões artísticas de mulheres, afrodescendentes, LBGTQIA+, indígenas, pessoas com deficiência e imigrantes. Com base na diversidade da cidade de São Paulo, o festival ocorre em 31 de janeiro, às 14h, na plataforma Facebook Live. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos no Sympla.

Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo

A antiga exposição permanente do museu Pinacoteca, em São Paulo, está disponível para tour virtual. Com mais de 500 obras de artistas como Debret, Taunay, Facchinetti, Eliseu Visconti, Pedro Alexandrino e Candido Portinari, o objetivo da exposição é mostrar a visão artística do Brasil colonial até a década de 1930. O acervo pode ser acessado no site da Pinacoteca.

Rio de Janeiro
Peraltagens

De 13 de janeiro a 4 de fevereiro, Os Tapetes Contadores de Histórias realizam uma exposição virtual do acervo particular do grupo com programação especial para toda a família. O evento disponibilizará uma série de ações virtuais nas redes sociais do Centro Cultural Laurinda Santos Lobo e dos Tapetes Contadores. Serão ao todo 12 visitas guiadas, 20 apresentações e 1 oficina de formação de contadores de histórias. Toda programação é on-line e gratuita.

Em 13, 15, 19, 21 e 26 de janeiro, às 16h, visitas guiadas no Facebook e Instagram @laurindasantoslobo; e em 20, 22, 27, 28, 29 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro, visitas guiadas no Facebook do @tapetescontadores. Já as apresentações abertas ocorrem em 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de janeiro, aos sábados e domingos, às 11h, pelo Facebook e Instagram @laurindasantoslobo.

A oficina Paisagens de tecido e outros caminhos para narração de histórias, com Cadu Cinelli, ocorre de 1º a 4 de fevereiro, entre 18h30 e 21h30, pelo Zoom, com inscrições a partir de 18 de janeiro. Gratuito. Livre. 

No ar, do Circo Voador

Começou a 2ª temporada de No ar, por meio do canal do Circo Voador no YouTube. A primeira já está completa e disponível na plataforma, podendo ser "maratonada" no período de férias. Os shows e as apresentações são transmitidos às sextas-feiras, a partir de 22h. O primeiro episódio foi lançado em 8 de janeiro, com o grupo Tuyo. No dia 15 do mesmo mês, está marcado o show do Planet Hemp, também às 22h. Acompanhe a programação pelo perfil do Instagram do Circo Voador. Gratuito. Livre.

Revoluções tropicalistas: uma experimentação cênica

Aos sábados, até 30 de janeiro, sempre às 15h. Por meio de reserva virtual no link. O grupo alemão Lusotaque, que se debruça sobre a cultura e o teatro lusófono, revive cenas icônicas da Tropicália, movimento que sacudiu o Brasil no final da década de 1960. A peça é apresentada em português, com legendas em alemão. Com texto de criação coletiva e direção de Alexandra Marinho. Apresentado por Lusotaque Companhia. Gratuito. Verificar classificação indicativa. 

O astronauta

Até 17 de janeiro. Sexta, às 20h. Sábado e domingo, às 18h. Por meio de link disponibilizado após aquisição do ingresso. Um astronauta é enviado ao espaço para uma missão solitária. O tempo passa, e o contato com a Terra vai se tornando cada vez mais difícil, levando o viajante a uma experiência de isolamento completo. O texto é de Eduardo Nunes e direção de José Luiz Jr. Com o ator global Eriberto Leão. A partir de R$ 10, por meio do Sympla. Não recomendado para menores de 12 anos. 

Pará
Comemoração dos 405 anos da cidade de Belém- PA

A programação on-line do evento de comemoração dos 405 anos da capital paraense contará com a aula virtual Belém no cinema regional, ministrada pelo professor doutor Relivaldo Pinho, nesta terça-feira (12/1), às 16h, no canal da Secult Pará no YouTube. Ele irá analisar a representação da cidade de Belém na produção cinematográfica paraense: estéticas e períodos históricos. No mesmo dia, às 21h, haverá o pocket show de músicos da Amazônia Jazz Band, que se apresentam no foyer do Theatro da Paz com transmissão por live no também no canal Secult Pará, no YouTube. 

Bora pro museu

O projeto #BoraProMuseu é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Pará (Secult-PA), para garantir a visitação virtual dos principais museus do estado, como o Museu de Arte Sacra, Memorial Amazônico da Navegação, Casa das Onze Janelas, Museu do Estado do Pará (MEP) e Museu do Círio, por meio de vídeos curtos no canal Secult Pará, no YouTube. Vale conferir. Gratuito. Livre.

Ceará
Interior, a peça

A peça on-line traz para a cena uma velhinha que insiste em não morrer. Ela já cruzou diversas gerações e sabe tudo a respeito da vida. Dá conta de todas as histórias - as mais prováveis e improváveis. O espetáculo é cheio de afeto e aconchego, com o clima gostoso de uma cidade do interior, como uma conversa de final de tarde na calçada de casa, com o sabor de um bolo feito pelos nossos avós. Uma verdadeira reverência aos artistas, à cultura interiorana, aos avós, aos que vieram antes de nós e a todas as coisas que jamais serão engolidas pelo tempo. Dias 12 e 14 de janeiro (terça e quinta) em duas sessões a cada dia: às 18h e às 21h. Gratuito, ingressos pelo Sympla. Livre. 

Pernambuco
Programação Museu do Mamulengo

De 15 de janeiro a 15 de março, o Museu do Mamulengo, de Glória do Goitá (PE), sediará a exposição de bonecos Mamulengos da mata. A mostra contará com programação presencial e virtual que, além de lives pela fan page do espaço no Facebook, incluirá visitação guiada à instituição museológica, oficinas e apresentações do grupo Teatro História do Mamulengo, com o Mestre Bila. O espetáculo do grupo Teatro História do Mamulengo ocorre on-line, nos dias 28/1 e 11/2. Já a oficina de mamulengo ocorre on-line, mediante inscrições, em 13/2. O evento é gratuito e livre para todos os públicos. Acompanhe o programa pelo perfil no Instagram do museu. 

Rio Grande do Sul
Casa Virtual recebe Mariana Froes e Ligia Lazevi

O encontro das jovens cantoras e compositoras Mariana Froes, de Goiás, e Ligia Lazevi, paulistana radicada em Porto Alegre, propõe um vislumbre das perspectivas e esperanças renovadas com o novo ano e depositadas nas vozes da nova geração. A musicalidade da dupla traz referências do jazz à MPB, mesclada à experimentação e à pesquisa na construção da estética musical. A apresentação faz parte do evento Casa Virtual, do Casa de Cultura Mario Quintana, e ocorre em 14 de janeiro, as 21h, com transmissão pelo Instagram.

*Estagiárias sob supervisão de Adriana Izel


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)