Tweet com o meme da Nazaré Tedesco

Ao ficar em relevância, o tópico causou estranhamento para muitos usuários, mas a situação não é sobre nenhum conflito político ou civil

Reprodução/Redes Sociais
A trend do Twitter ‘VAI TER GUERRA AMANHÃ’ com aclamações por ‘queda da federação’ levantou dúvidas de muitos usuários da rede social, na tarde desta quarta-feira (25/5). Só entre os brasileiros, foram mais de 2,9 mil tweets.

Não é necessário alarde, já que não se trata de uma guerra civil nem sequer algo remetente a acontecimentos políticos e é inteiramente ficcional.

O tal confronto faz parte de uma série em canais de Youtube de criadores de conteúdo que jogam 'Minecraft'. Nela, eles compartilham o mesmo servidor – Quackity Survival Multiplayer (QSMP) –, que pode ser entendido como um mundo de sobrevivência no jogo com enredo ficcional, e as relações entre os jogadores são parte do entretenimento. A cooperação chama a atenção também por ser a primeira experiência bilíngue do formato, impulsionada pelo Youtuber ‘Quackity’.
 
 

Segundo recapitulações de fãs e wikis voluntárias, o atual conflito começou quando um dos criadores de conteúdo brasileiro ‘Cellbits’ investigou uma organização secreta fictícia 'Federação' e foi banido do servidor depois de encontrar gravações de segurança de um companheiro preso. A história do servidor tem muitas camadas e conta, inclusive, com um personagem ovo vestido com camisa da seleção brasileira chamado ‘Richarlyson’, em referência ao jogador de futebol.
 
Séries compartilhadas do jogo têm grande histórico no Brasil e internacionalmente. Em 2012, já existia “Aventureiros”, que contava histórias de sobrevivência com visões compartilhadas dos canais portugueses ‘VenomExtreme’, ‘Jarvas’, ‘DrM4ster’ e ‘Feromonas’. Na época, o conteúdo era bastante viral, com o primeiro vídeo de um dos canais retendo mais de 6 mil visualizações hoje. 
 
 

Já as disputas organizadas em times e de cunho narrativo inspirados em épicos são mais recentes. Uma das mais influentes aconteceu no servidor do criador de conteúdo gringo ‘Dream’, que durou entre 2020 e 2023. O convívio dos jogadores eventualmente acarretou em separação em times, onde eles disputaram uma guerra lúdica.