(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas REDES SOCIAIS

Orkut voltou? Rede é reativada e criador promete novidades

O Orkut, plataforma queridinha dos brasileiros nos anos 2000, volta ao ar após venda do Twitter para Elon Musk


28/04/2022 11:52 - atualizado 28/04/2022 17:57

Comunicado do fundador do Orkut
Orkut conquistou o Brasil e foi uma das redes sociais mais populares no país nos anos 2000 (foto: Reprodução)
As tendências dos anos 2000 voltaram com força em 2022, mas ninguém esperava o retorno da rede social Orkut. Nesta quarta-feira (27/4), o fundador da plataforma, Orkut Buyukkokten, anunciou a reativação do site. No comunicado, o engenheiro turco disse que está "construindo algo novo". Ele ressaltou ainda que acredita que as conexões podem "mudar o mundo".

O Orkut surgiu em 2004 e foi um dos sites de maior sucesso no Brasil. Porém, foi encerrado 10 anos depois, em 29 de setembro de 2014.

"Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!", disse Buyukkokten em sua recente publicação.



A notícia da volta do Orkut veio a público dois dias depois que Elon Musk comprou a rede social Twitter e dividiu opiniões. O empresário disse que quer aumentar a liberdade de expressão plataforma. 


Queridinho do Brasil

Somente no Brasil, o Orkut conquistou mais de 29 milhões de usuários em 10 anos. Dois anos após fim da rede social, o Google disponibilizou um acervo gratuito com todas as comunidades do site, que era como um "grupo". 



As comunidades estão listadas em ordem alfabética, o que deixa mais fácil a busca por aquela página "Cabras não têm muitas ambições", por exemplo. "Com o objetivo de preservar a história de conexões e conversas do Orkut, esse arquivo traz todo o conteúdo público dessas comunidades", diz o texto de apresentação da página.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)