Publicidade

Estado de Minas PRA VOCÊ FICAR 'FERA'

Busca no Google: 8 truques pouco conhecidos para melhorar suas pesquisas

Você pode omitir as palavras que não deseja que apareçam em seus resultados ou pesquisar apenas no site de seu interesse


28/09/2021 09:41 - atualizado 28/09/2021 11:10


None
(foto: Getty Images)

O Google faz parte da vida de bilhões de pessoas há mais de duas décadas e ainda existem aqueles que não sabem como aproveitá-lo ao máximo. Isso porque o buscador mais famoso da internet tem alguns truques que só os mais experientes conhecem.

Vários deles podem economizar muito tempo de pesquisa e localizar exatamente o que se deseja encontrar em questão de segundos. Você conhece todos eles?

A BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC, listou oito truques para melhorar suas buscas na plataforma:

1. O poder das aspas

Se você adicionar aspas a uma frase, o Google encontrará exatamente o que você digitar e na mesma ordem. Portanto, ele excluirá os resultados com apenas algumas das palavras da frase.

Por exemplo, se você pesquisar por "Crise na Venezuela", o Google trará exatamente os resultados que contêm essa frase e não oferecerá aqueles que incluem "crise" ou "Venezuela" em outro contexto.

2. Um hífen (-) para pular os resultados

Se você adicionar um simples hífen (-) imediatamente antes de uma palavra, o Google excluirá esse termo de qualquer um dos resultados.

Por exemplo, se você estiver interessado em tópicos relacionados à saúde, mas está um pouco farto das notícias sobre o coronavírus, basta digitar saúde -coronavírus no mecanismo de busca para obter as informações que lhe interessam e evitar aquelas que o aborrecem.

Você deve adicionar o hífen sem espaços imediatamente antes da palavra para que o Google exclua dos resultados.


Se você adicionar um simples hífen (-) imediatamente antes de uma palavra, o Google excluirá esse termo dos resultados
Se você adicionar um simples hífen (-) imediatamente antes de uma palavra, o Google excluirá esse termo dos resultados (foto: Getty Images)

3. Dois pontos para encontrar intervalos de tempo (..)

Se você deseja pesquisar os filmes de James Bond, o famoso agente britânico 007, mas apenas aqueles longas lançados entre 2008 e 2012, basta digitar James Bond 2008..2012.

Você também pode fazer isso com preços.

4. Pesquise apenas no site de seu interesse

Ao escrever um assunto e, depois, o termo site: seguido do nome de um site específico, o Google só mostrará os resultados desse site.

Caso você queira conhecer a cobertura da BBC News Brasil sobre eleições alemãs no domingo passado, basta procurar no Google eleições Alemanha site:bbc.com/portuguese .

O mecanismo de busca vai mostrar as últimas notícias sobre a Alemanha publicadas pela BBC News Brasil, as eleições e o legado da chanceler Angela Merkel após 16 anos no poder.

5. Resultados em um local específico


Google celebrou 23 anos em 27 de setembro de 2021
Google celebrou 23 anos em 27 de setembro de 2021 (foto: Getty Images)

O Google também oferece a capacidade de concentrar sua pesquisa por um termo em um local específico. Para fazer isso, você deve usar o local seguido de dois pontos antes de um local específico.

Se você gosta de ficar por dentro das notícias sobre o magnata e empresário Elon Musk e deseja saber as últimas notícias sobre ele em San Francisco, pode escrever Elon Musk: San Francisco .

Provavelmente, a primeira coisa que o Google mostra a você é que Musk colocou uma casa luxuosa à venda nesta cidade.

6. Use | para pesquisar entre dois resultados

Você pode querer pesquisar dois termos ao mesmo tempo, sem que estejam relacionados.

Tente escrever México Peru. É muito provável que o Google mostre um artigo sobre as relações entre os dois países ou possíveis voos de um destino para outro.

Se, em vez disso, você colocar uma barra vertical como esta | no meio das duas palavras, ele irá pesquisar por informações relevantes entre os dois países separadamente.

Também funciona se você inserir a palavra "ou" entre um termo e outro.

7. Verifique uma empresa na bolsa de valores

Se você investiu em uma empresa ou está interessado em verificar o estado do mercado de ações, o Google oferece o resultado direto com um simples comando.

Você apenas tem que escrever ações antes de digitar o nome da empresa específica.

Por exemplo: ações Evergrande . O site vai mostrar o desempenho da construtora chinesa que ganhou as manchetes nos últimos dias.

8. Filtrar por formato de texto

Você pode pesquisar informações sobre a história do grupo extremista islâmico Talebã sem acessar nenhum site específico.

Nesse caso, você deve colocar o comando filetype seguido por dois pontos e o formato escolhido. Por exemplo, doc para Word ou pdf para Adobe.

Nesse caso, você teria que escrever o tipo arquivo que deseja, por exemplo, história do Talebã filetype : pdf.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade