(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas 'ÓPIO ESPIRITUAL'

Por que a China passou a chamar jogos online de 'drogas eletrônicas'

Nos últimos meses, Pequim reprimiu os setores de tecnologia e educação privada da China


06/08/2021 06:38 - atualizado 06/08/2021 10:52

As ações de duas das maiores empresas de jogos online da China caíram depois que um veículo de comunicação estatal chamou os games de "drogas eletrônicas".

As ações da Tencent e da NetEase caíram mais de 10% no início das negociações da bolsa de Hong Kong. Depois, as empresas recuperaram algumas dessas perdas.

Os investidores estão cada vez mais preocupados com a repressão de Pequim às empresas, principalmente de tecnologia.

Nos últimos meses, as autoridades anunciaram uma série de medidas para aumentar seu controle sobre as empresas de tecnologia e educação privada.

Um artigo publicado pelo Economic Information Daily, jornal estatal chinês, afirmou que muitos adolescentes se tornaram viciados em jogos online e isso estava tendo um impacto negativo sobre eles. O veículo de comunicação é afiliado à agência oficial de notícias Xinhua.

O artigo citou o jogo extremamente popular Honor of Kings, da Tencent, dizendo que jovens passam até oito horas por dia jogando-o. O texto também pede mais restrições à indústria.


A Tencent viu suas ações caírem após um artigo em uma publicação estatal(foto: Getty Images)
A Tencent viu suas ações caírem após um artigo em uma publicação estatal (foto: Getty Images)

"Nenhuma indústria, nenhum esporte pode se desenvolver de uma maneira que destrua uma geração", afirma o texto. Depois, ele ainda chama os jogos online de "ópio espiritual".

A Tencent afirmou que iria introduzir medidas para reduzir o acesso das crianças e o tempo gasto no jogo Honor of Kings. A empresa também disse que planeja eventualmente implementar a política para todos os seus jogos.

A recuperação nos preços das ações veio quando o Economic Information Daily excluiu o artigo de sua conta na plataforma de mídia social Wechat.

A Tencent também viu suas ações caírem na semana passada, depois de receber ordens para encerrar acordos exclusivos de licenciamento de música com gravadoras de todo o mundo.

A mudança teve como objetivo combater o domínio da gigante da tecnologia de streaming de música online no país - atualmente, o conglomerado controla mais de 80% dos direitos exclusivos de streaming de música da China após uma aquisição em 2016.

A Tencent é apenas uma de uma série de empresas chinesas listadas nas bolsas de valores dos Estados Unidos, Hong Kong e China continental que viu suas ações caírem drasticamente neste ano, enquanto Pequim reprimia os setores de tecnologia e educação do país.

Na semana passada, as ações de empresas chinesas de ensino online despencaram depois que elas foram privadas da capacidade de lucrar com o ensino de disciplinas básicas na China.

As novas diretrizes também restringiram o investimento estrangeiro no setor.

A principal mudança na política ocorreu quando as autoridades tentaram aliviar as pressões financeiras na criação de filhos.

As autoridades estão preocupadas depois que o último censo da China mostrou que a taxa de natalidade caiu para o menor índice em sete décadas.

Essa foi uma das maiores revisões já feitas no setor de aulas particulares que movimenta US$ 120 bilhões no país.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)