(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ATLÉTICO

Quando voltam? Entenda o cronograma do Atlético para quem está com COVID-19

Clube alvinegro se baseia na 'regra dos dez dias', estabelecida pela CBF


20/11/2020 09:23 - atualizado 20/11/2020 09:28

Diagnosticado com COVID-19, Réver cumpre período de isolamento em casa(foto: Pedro Souza/Atlético)
Diagnosticado com COVID-19, Réver cumpre período de isolamento em casa (foto: Pedro Souza/Atlético)
Ao mesmo tempo em que tenta conter o surto de COVID-19 que atinge jogadores e demais funcionários na Cidade do Galo, o Atlético já se planeja para a volta às atividades daqueles que testaram positivo e estão em isolamento social.


De acordo com as orientações da entidade para as competições nacionais, são necessários dez dias de isolamento até que o retorno ao trabalho presencial seja liberado.

Para que esse cronograma seja cumprido à risca, porém, é necessário que o infectado não tenha apresentado sintomas da doença, como falta de ar ou febre.

Segundo o Atlético, existe a possibilidade de o período de isolamento se estenda até 14 dias, mesmo em casos assintomáticos. Tudo dependerá da análise individual do departamento médico.

Já com os sintomáticos, a preocupação, naturalmente, será maior. O prazo aumentará até que a doença seja curada e os médicos entendam que não há mais risco de transmissão do vírus.

A preocupação do clube também vai no sentido de evitar a disseminação da doença. Nesta quinta-feira, os funcionários - entre eles, os jogadores - foram submetidos a uma bateria antecipada de exames, previamente agendada para sexta.

Os resultados costumam ser liberados na manhã seguinte. Ainda não está definido se os testes serão repetidos na sexta - 48 horas antes do jogo com o Ceará, como determina o protocolo da CBF.

O jogo está marcado para 16h deste domingo, no Castelão, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Casos

Desde o início da pandemia, o Atlético tornou público 25 casos de coronavírus entre jogadores, integrantes da comissão técnica e dirigentes. O número real, porém, é ainda maior, já que nem todos os nomes de contaminados foram divulgados pelo clube.

Atualmente, 22 profissionais do departamento de futebol profissional estão afastados após serem diagnosticados com o vírus. Desses, oito são jogadores.

O técnico Jorge Sampaoli também faz parte da lista. O argentino está se recuperando de uma tosse, mas, no geral, sente-se bem. Por ter apresentado sintoma, deve demorar mais a voltar aos trabalhos presenciais.

A seguir, o cronograma a ser seguido por cada jogador (se estiverem assintomáticos):

Victor (goleiro): foi diagnosticado com a doença em 18/11 e, se estiver assintomático, pode retomar atividades presenciais em 29/11
Guga (lateral-direito): foi diagnosticado com a doença em 18/11 e, se estiver assintomático, pode retomar atividades presenciais em 29/11
Gabriel (zagueiro): foi diagnosticado com a doença em 16/11 e, se estiver assintomático, pode retomar atividades presenciais em 27/11
Réver (zagueiro): foi diagnosticado com a doença em 18/11 e, se estiver assintomático, pode retomar atividades presenciais em 29/11
Allan (volante): foi diagnosticado com a doença em 18/11 e, se estiver assintomático, pode retomar atividades presenciais em 29/11
Alan Franco (meio-campista): foi diagnosticado com a doença em 14/11 e, se estiver assintomático, poderia retomar atividades presenciais em 25/11. Este caso, porém, é mais complexo, já que o jogador está em quarentena no Equador e precisaria de mais tempo para voltar ao Brasil.
Eduardo Vargas (atacante): foi diagnosticado com a doença em 18/11 e, se estiver assintomático, pode retomar atividades presenciais em 29/11
Sávio (atacante): foi diagnosticado com a doença em 13/11 e, se estiver assintomático, pode retomar atividades presenciais em 24/11

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)