Publicidade

Estado de Minas CAMPEONATO BRASILEIRO

Fábio supera hoje Ceni em partidas do Brasileiro

Jogo de hoje contra o Grêmio vai transformar o goleiro Fábio no jogador que mais atuou pelo Brasileiro, superando Rogério Ceni. Sob pressão, Raposa busca a volta por cima


postado em 08/09/2019 04:00 / atualizado em 07/09/2019 22:15

Com três títulos pelo Nacional, Fábio agora será recordista em número de partidas, ficando à frente exatamente do técnico celeste(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press - 5/6/19)
Com três títulos pelo Nacional, Fábio agora será recordista em número de partidas, ficando à frente exatamente do técnico celeste (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press - 5/6/19)

Ao pisar no gramado do Independência para enfrentar o Grêmio hoje, às 11h, Fábio entrará para a história do Campeonato Brasileiro. Com 575 jogos disputados pelo torneio nacional, ele se tornará o jogador com mais partidas na competição. Vai superar, curiosamente, o seu atual treinador, o ex-goleiro Rogério Ceni, que atuou 575 vezes defendendo a meta do São Paulo por mais duas décadas até a aposentadoria, em 2015.

Fábio é o jogador com mais partidas com a camisa do Cruzeiro (850) e conquistou três títulos do Brasileiro: em 2000, pelo Vasco, e o bicampeonato pelo Cruzeiro, em 2013 e 2014. Por duas vezes foi eleito o melhor goleiro do torneio, em 2010 e 2013. Fábio e Ceni, agora do mesmo lado, têm ampla vantagem sobre os demais jogadores da lista: em terceiro está Leo Moura, que defende o Grêmio, mas não joga hoje por causa de lesão.

As eliminações nas semifinais da Copa do Brasil no meio de semana fazem com que Cruzeiro e Grêmio entrem pressionados. Para os celestes, em 16º lugar, uma posição acima da zona de rebaixamento, a Série A passa ser a única frente até dezembro, com o time precisando mostrar algo diferente à torcida depois das eliminações nas competições de mata-mata.

Por causa do revés recente, diante do Internacional, torcedores celestes prometem protesto antes do jogo. O principal alvo é a diretoria, sob investigação, acusada de corrupção, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos. O vice-presidente de futebol, Itair Machado, teve deferido o recurso na Justiça e voltou às atividades no clube na sexta-feira – estava suspenso graças a uma ação movida pelo Conselho Deliberativo com base nas irregularidades do dirigente nos tempos em que comandava o Ipatinga.

O jogo contra o Grêmio será no Horto por causa da realização de festival sertanejo no Mineirão. No caldeirão, a Raposa acumulou sentimentos diferentes nas últimas vezes em que atuou lá: se foi campeã estadual contra o Atlético, em abril, a equipe amargou a derrota para a Chapecoense por 2 a 1, no auge da queda de rendimento, em 27 de maio, e sua última apresentação no estádio foi com derrota por 2 a 0 para o Atlético.

O Cruzeiro terá o importante desfalque do zagueiro Dedé, que sofreu entorse no tornozelo direito na goleada diante do Internacional por 3 a 0, em Porto Alegre. Ele deve desfalcar o time nas próximas semanas – apesar disso, o departamento médico celeste diagnosticou que o problema não é grave. A tendência é que Leo volte a ser titular.

A partida mais recente do camisa 3 foi em 11 de agosto, no empate por 2 a 2 com o Avaí, na Ressacada. Ele se recuperou de pequeno problema na coxa esquerda que o tirou de cena em quatro jogos. Agora, formará dupla com Fabrício Bruno, que será mantido por Rogério Ceni depois de ter boa atuação nos últimos compromissos.

NOVIDADE

Quem também pode aparecer como novidade no decorrer do duelo com o Grêmio é o atacante Ezequiel, apresentado na sexta-feira, na Toca da Raposa II. Primeiro reforço desde que Ceni assumiu a Raposa, deve começar no banco de reservas. Ele vinha atuando pelo Sport e não precisará de preparação física especial.

Emprestado até o fim do ano, Ezequiel quer deixar a melhor impressão possível para que o Cruzeiro possa investir e tê-lo em definitivo: “É a oportunidade da minha vida. Mas sei que, às vezes, alegria demais pode atrapalhar. Estou concentrado e focado no que preciso fazer para ajudar o time e assim também me ajudar. Espero conseguir brilhar aqui para que o time faça a opção de compra do meu passe”.


MAIS JOGOS NO BRASILEIRO

Fábio (575)
Rogério Ceni (575)
Leo Moura (485)
Paulo Baier (404)
Diego Souza  (400)


O ADVERSÁRIO

Por reabilitação

A desclassificação na Copa do Brasil aumenta a pressão sobre o Grêmio pela reação imediata no Brasileiro. O time faz campanha apenas mediana no Nacional, tendo vencido somente duas das últimas oito partidas. Os gaúchos terão cinco rodadas para reagir até o duelo com o Flamengo, pelas semifinais da Copa Libertadores. Com isso, Renato Gaúcho deve colocar força máxima. A dúvida no tricolor é o zagueiro Pedro Geromel, que não treinou na sexta-feira. David Braz seria seu substituto.


FICHA TÉCNICA
Cruzeiro x Grêmio
Cruzeiro: Fábio; Edílson, Leo, Fabrício Bruno e Egídio (Dodô); Henrique, Robinho, Marquinhos Gabriel, Thiago Neves e David; Pedro Rocha (Fred)
Técnico: Rogério Ceni
Grêmio: Paulo Victor; Galhardo, Geromel (David Braz), Kannemann e Cortez; Matheus Henrique, Rômulo, Alisson, Jean Pyerre e Everton; André
Técnico: Renato Gaúcho
18ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência
Horário: 11h
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Assistentes: Helton Nunes e Éder Alexandre (SC)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Cruzeirenses pendurados: Dedé, Robinho, Ariel Cabral e Cacá
TV: Pay-per-view



Publicidade