O aumento pode acontecer devido a condições genéticas, alterações na lâmina dentária e algumas síndromes

O aumento pode acontecer devido a condições genéticas, alterações na lâmina dentária e algumas síndromes

Freepik

A hiperdontia é uma condição odontológica causada pelo aparecimento excessivo de dentes na boca. Mesmo soando inofensiva, essa condição pode trazer problemas para a saúde bucal dependendo da localização dos dentes extranumerários, já que são formados durante o processo de desenvolvimento da dentição normal.

De acordo com Letícia Rigo, consultora da GUM, marca especialista em produtos para cuidados bucais, a hiperdontia pode ser diagnosticada por um dentista através de exames radiográficos e clínicos. "Em alguns casos, a doença não causa sintomas ou problemas mais graves, mas em outros pode levar a alterações na mordida ou à falta de espaço para os dentes, exigindo procedimentos como extração ou tratamento ortodôntico", afirma.

Na maioria das vezes, o paciente não tem conhecimento do problema até fazer um exame mais detalhado. Apesar disso, o número excessivo de dentes pode causar outros problemas de saúde bucal, como impacção dentária, alteração na posição dos dentes, problemas na mordida, dentes permanentes impedidos de crescer adequadamente, além de cistos e tumores.

Leia: Lábio leporino é doença genética e atinge também cães e gatos

A especialista explica que existem alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de dentes extras na boca. "O aumento pode acontecer devido a condições genéticas, alterações na lâmina dentária e algumas síndromes", pontua Letícia.

O tratamento para a hiperdontia varia de pessoa para pessoa, mas pode incluir desde uma abordagem de espera, até extração dentária ou tratamento ortodôntico. "Por isso é tão importante a visita regular ao dentista para obter o diagnóstico correto. Somente o profissional poderá identificar e indicar o melhor tratamento para realinhamento e funcionalidade da região", aponta.