Enrolados à mão em uma casca de milho que proporciona uma estética 'natural', os cigarros de palha podem ser percebidos pelos consumidores como menos prejudiciais à saúde do que os industrializados
Jonathan Wilkins/Wikimedia CommonsEm comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo no Brasil, celebrado em 29 de agosto, o Instituto para o Controle Global do Tabaco (IGTC, na sigla em inglês), da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, traz atenção renovada ao primeiro estudo que avalia os apelos de marketing nas embalagens de cigarros de palha no Brasil, incluindo sabores, imagens masculinas e descritores enganosos, os quais atendem ao interesse da indústria do tabaco de viciar novos consumidores em detrimento da saúde pública. Hoje, os resultados da pesquisa são novamente relevantes para o mercado brasileiro devido ao consumo contínuo do produto (incluindo um aumento entre os jovens das áreas urbanas) e ao diálogo da cultura pop em torno de figuras masculinas não saudáveis decorrentes do filme "Barbie".
Enrolados à mão em uma casca de milho que proporciona uma estética 'natural', os cigarros de palha podem ser percebidos pelos consumidores como menos prejudiciais à saúde do que os industrializados
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Surgimento de cigarro de palha com sabor
O estudo observa não apenas o aumento no número de variantes de marcas de cigarro de palha, mas também o surgimento de opções com sabores e o uso consistente de imagens masculinas e elementos clássicos/atemporais (incluindo a palavra "tradicional") que podem contribuir para a diminuição da percepção de danos e para o aumento do apelo de marketing entre certos grupos demográficos, especialmente os jovens.- Masculinidade: alta prevalência (56%) e proeminência de apelos masculinos nos maços, como homens tocando violão, automobilismo e cowboys, alguns lembrando o icônico cowboy da Marlboro, conhecido por simbolizar masculinidade, independência e individualismo. Esses apelos podem reforçar as normas tradicionais de gênero relacionadas aos homens brancos heterossexuais brasileiros.
- Elementos clássicos/atemporais: 47% dos maços continham termos como "original", "assinatura", "estabelecido" e "tradicional", que podem evocar uma sensação de confiabilidade ou charme do velho mundo.
- Qualidade: todas as embalagens continham a presença de elementos de luxo, como imagens de coroa de louros, cores douradas e brasão.
- Sabor: embora não tenham sido observados maços com sabor2013 e 2016, mais da metade (59%) dos maços avaliados continham sabores em 2019, entre eles os sabores mentol, coco, canela, chocolate e uva.
- Menos prejudicial: 31% apresentaram termos enganosos como "leve" e "suave", que são proibidos em todas as embalagens de tabaco, pois contribuem para a percepção de que o produto é menos prejudicial.
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