A toxina botulínica é aplicada no consultório e trata a transpiração excessiva

A toxina botulínica é aplicada no consultório e trata a transpiração excessiva

Arquivo Pessoal

O ator e ex-BBB Arthur Aguiar comentou no último domingo (20/8), pelo Instagram, que fez um procedimento de aplicação de toxina botulínica nas axilas, já que não gostava da transpiração excessiva na região. "Eu não sei vocês, mas eu odeio ficar suado embaixo do braço. E semana passada a gente fez um procedimento de botox nas axilas e eu estou zerado. Fiz um treino agora, bem puxado, era para eu ter suado bastante e nada. Super funcionou", disse o ex-BBB. A médica especialista em cosmetologia pelo Instituto BWS, Cláudia Merlo, explica: "Uma forma de controlar o problema e que é cada vez mais apontada como um investimento por parte dos pacientes é a toxina botulínica. Ela é aplicada na região que apresenta hiperidrose, conhecida como transpiração ou suor excessivo.

A especialista explica tudo sobre a toxina botulínica para hiperidrose:

Como exatamente o botox pode vencer a transpiração?

A transpiração excessiva (ou seja, desproporcional ao que é necessário para regular a temperatura corporal), é conhecida como hiperidrose. Efetivamente, isso é resultado da estimulação excessiva das glândulas sudoríparas. Do ponto de vista fisiológico, a produção de suor requer acetilcolina (um neurotransmissor) para ativar as glândulas sudoríparas écrinas. A toxina botulínica inibe temporariamente a liberação de acetilcolina, impedindo a hiperestimulação dessas glândulas sudoríparas. Portanto, ao bloquear ou interromper essa via química, a toxina botulínica minimiza (ou potencialmente interrompe) a transpiração na área onde foi injetada.

Isso é diferente de combater as rugas?

As rugas são formadas em parte pela contração repetitiva da musculatura facial subjacente, particularmente onde a pele é fina. Assim como a produção de suor, o movimento muscular também requer a liberação do neurotransmissor acetilcolina. A toxina botulínica também atua inibindo a liberação de acetilcolina, mas atua especificamente na junção neuromuscular. Curiosamente, com injeções superficiais para tratar rugas na testa, por exemplo, a toxina botulínica também pode reduzir a transpiração enquanto enfraquece o músculo (porque pode atuar nas glândulas sudoríparas e no músculo na mesma área), melhorando assim a aparência da pele.

Leia: Preso ao sutiã, vestível pode monitorar os sinais do câncer de mama

É um procedimento que está ganhando popularidade?

Certamente está ganhando mais popularidade. Pacientes que tiveram tratamentos bem-sucedidos anteriormente tendem a repetir o procedimento antes do verão (quando são mais propensos à hiperidrose). Outros pacientes com hiperidrose mais grave podem comparecer à clínica quando são mais sintomáticos, independentemente do verão ou inverno. Esses pacientes podem ficar angustiados com as sequelas psicossociais da hiperidrose de outros tratamentos que não ajudaram. Outros pacientes podem ter apenas hiperidrose leve, mas têm uma ocasião importante chegando e querem minimizar a chance de manchas de suor. Embora a maioria dos pacientes sofra de hiperidrose idiopática (ou seja, não há causa subjacente conhecida), é importante que os pacientes sejam examinados para possíveis causas médicas de hiperidrose, como aquelas desencadeadas por medicamentos, distúrbios endócrinos ou neurológicos, por exemplo. Eles também devem ser classificados para estabelecer a gravidade da hiperidrose, para garantir que sejam candidatos adequados para a toxina botulínica (por exemplo, graus quase toleráveis e graves na escala de gravidade). Os pacientes também devem ser totalmente informados sobre os riscos e benefícios e não apresentar contraindicações ao tratamento com toxina botulínica.

Em quais áreas pode ser usado para sudorese?

Para hiperidrose, é licenciado para uso nas axilas, mas pode ser usado off-label em outras áreas propensas à transpiração em certos indivíduos. Isso inclui as palmas das mãos, solas dos pés, testa, couro cabeludo e potencialmente outras áreas mais delicadas, como o sulco inframamário (abaixo da mama). Algumas áreas são mais bem-sucedidas ou responsivas do que outras (por exemplo, as axilas geralmente são mais bem-sucedidas do que os pés), e algumas áreas podem ser mais dolorosas do que outras (por exemplo, os pés mais doloridos do que as axilas, por causa de sua pele mais espessa que é mais resistente a agentes entorpecentes). No entanto, existem maneiras de minimizar a dor e tornar a experiência mais confortável. É muito importante que os tratamentos sejam realizados por um profissional experiente para garantir uma administração segura e adequada.

Qual técnica você usa para obter o efeito máximo?

É muito importante injetar a dose apropriada e na camada anatômica correta (ou seja, sob a pele para atingir as glândulas sudoríparas). É essencial avaliar até que ponto a sudorese excessiva afeta o paciente. Por exemplo, de acordo com a "escala de gravidade da doença da hiperidrose", isso pode variar de muito leve (nunca perceptível e nunca interfere nas atividades diárias), a moderada (quase tolerável e frequentemente interfere nas atividades diárias) e grave (intolerável e sempre interfere nas atividades diárias). As palmas das mãos e os pés geralmente requerem doses maiores que as axilas, dependendo da gravidade da hiperidrose.

Com que frequência as pessoas devem realizar o tratamento e quando verão os resultados?

As injeções de toxina botulínica não curam a hiperidrose, apenas ajudam a controlá-la. Os sintomas tendem a melhorar gradualmente (geralmente em cerca de uma a duas semanas) e retornam gradualmente ao longo do tempo. Injeções de acompanhamento serão necessárias para manter a 'secura'. As pessoas são diferentes em termos dos efeitos da toxina botulínica na atividade das glândulas sudoríparas. Injeções repetidas podem ser necessárias em intervalos que variam de seis a 12 meses - novamente, isso depende do local, gravidade da hiperidrose e dose injetada.

É indicado para pessoas de que idade?

Cada vez mais, percebemos que a toxina botulínica até mesmo para o tratamento de rugas não tem indicação por idade e sim por necessidade. E no caso da hiperidrose ocorre o mesmo. Às vezes até mesmo o adolescente pode fazer, quando vem com os pais para resolver o problema, que pode ser motivo de bullying. No geral, esse é um procedimento feito constantemente no consultório e também não existe a idade, mas sim a indicação e a necessidade.

Se você aplicar toxina botulínica nas axilas, ainda precisa de desodorante?

Quando usado para tratar a hiperidrose das axilas, a toxina botulínica demonstrou resultar em uma diminuição de 82% a 87% na transpiração. Isso significa que a maioria dos pacientes terá pouca ou nenhuma transpiração, ou seja, suas axilas estarão um pouco secas. Embora as propriedades antitranspirantes do desodorante possam não ser necessárias, o desodorante para controle de odor seria útil. A axila contém glândulas sudoríparas apócrinas, que contribuem para o odor corporal. A toxina botulínica não pode inibir essas glândulas sudoríparas apócrinas específicas, então é aqui que um bom desodorante é indicado.