Mãe com bebê

Ensaios clínicos mostraram que o remédio ajudou a reduzir significativamente os sintomas depressivos em três dias

Getty Images

Os Estados Unidos aprovaram o primeiro tratamento oral contra depressão pós-parto.

A Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória americana, disse que a zuranolona, vendida sob a marca comercial Zurzuvae, está liberada para uso no país.

O esquema terapêutico envolve tomar um comprimido diário durante duas semanas.

Até agora, o tratamento contra depressão pós-parto (DPP) estava disponível apenas como uma injeção intravenosa, segundo a FDA.

Os laboratórios Sage Therapeutics e Biogen, responsáveis pelo novo fármaco, disseram que ela deve estar disponível ainda este ano. Nenhum preço foi anunciado até o momento e não há previsão de quando o produto pode chegar ao Brasil.

Os sintomas da depressão pós-parto (DPP) podem incluir tristeza, perda de energia, pensamentos suicidas, diminuição da capacidade de sentir prazer ou comprometimento cognitivo, de acordo com a FDA.

Estima-se que uma em cada sete mulheres apresente sintomas de DPP nos Estados Unidos, segundo levantamentos.

“A depressão pós-parto é uma condição séria e potencialmente fatal, na qual as mulheres sentem tristeza, culpa, inutilidade — e até mesmo, em casos graves, pensamentos de ferir a si mesmas ou a seus filhos”, explicou Tiffany Farchione, chefe de psiquiatria do Centro de Avaliação e Pesquisa em Medicamentos da FDA.

"E, como a depressão pós-parto pode interromper o vínculo mãe-bebê, também pode trazer consequências para o desenvolvimento físico e emocional da criança."

O acesso a uma medicação oral será benéfico para muitas mulheres "que lidam com sentimentos extremos e, às vezes, com risco de vida", acrescentou ela.


Mulher com bebê

Os sintomas da depressão pós-parto podem incluir tristeza, perda de energia, pensamentos suicidas, diminuição da capacidade de sentir prazer ou comprometimento cognitivo

Getty Images

Ensaios clínicos mostraram que o novo comprimido ajudou a reduzir significativamente os sintomas depressivos após três dias de uso.

O efeito do medicamento foi mantido por quatro semanas após a última dose, apontou o FDA.

O órgão observou que os efeitos colaterais mais comuns do Zurzuvae são sonolência, tontura, diarreia, fadiga, além de maior risco de ter resfriado ou infecção do trato urinário.

A agência americana disse que a embalagem e a bula do fármaco terão um aviso observando que o Zurzuvae pode afetar a capacidade de uma pessoa de dirigir e realizar outras atividades potencialmente perigosas.

A recomendação é que as mulheres não dirijam ou operem máquinas pesadas por pelo menos 12 horas após tomarem o medicamento.

A Sage Therapeutics e a Biogen também buscaram aprovação para usar a zuranolona contra outros tipos de depressão.

No entanto, a FDA avaliou que o medicamento não possui evidências substanciais de eficácia para esses outros tipos da enfermidade e que estudos adicionais seriam necessários antes de uma liberação de uso mais ampla.

As empresas declararam que avaliam os próximos passos.

A Sage Therapeutic divulgou que a decisão da FDA "é altamente decepcionamente para os pacientes, principalmente em meio à atual crise de saúde mental, em que milhões de pessoas com depressão lutam para encontrar alívio dos sintomas".