Imagem meramente ilustrativa de uma mulher sentada na cadeira com as duas mãos apertando a lombar

Má postura e passar muito tempo na mesma posição podem ocasionar dores e lesões na lombar

Pixabay
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), oito em cada 10 pessoas podem sentir dores na lombar, ou seja, 80% da população mundial já teve ou vai ter problemas de lombalgia. A rotina cada vez mais exaustiva, horas de trabalho na mesma posição, postura incorreta, movimentos errados ao realizar atividades físicas, ações presentes no dia a dia podem ocasionar dores e lesões na lombar - região mais baixa da coluna.  

Monica Marques, diretora técnica da Cia. Athletica, explica que a dor lombar representa o segundo maior motivo de consultas médicas - ficando atrás apenas da dor de cabeça. É possível melhorar e prevenir esse incômodo com exercícios físicos, boa alimentação e atenção à postura. 

Antes associada ao cansaço da idade, as dores na lombar estão se tornando comuns em crianças e jovens, por conta do excesso de horas em frente a computadores, videogames e celulares.

Nesse caso, muitos pais e responsáveis optam pela natação, prática que trabalha todos os músculos do corpo e é bastante popular entre as duas faixas etárias.

"A natação tem todos os benefícios de um esporte aquático, por isso, é tão indicado para diminuir as dores nas costas, já que os movimentos fortalecem especialmente a parte superior do corpo e os exercícios de respiração melhoram a postura", informa Monica.   

Uma alternativa é a musculação, pois uma sequência apropriada de exercícios com esse fim, fortalece toda a musculatura do corpo e traz mais firmeza e estabilidade para a coluna como um todo. 
 
Outra prática que fortalece a musculatura da região central do corpo é o pilates. A atividade também propicia uma postura correta, ajudando a minimizar os riscos de desenvolver problemas na coluna.

"Gostamos de recomendar o pilates, pois ele também é benéfico para a saúde mental - aliviando a ansiedade e o estresse através de exercícios de respiração, alongamento e relaxamento. Nessa prática, o aluno desenvolve maior consciência corporal, melhorando progressivamente a coordenação motora e, assim como a musculação, a sua resistência muscular", explica Monica.

Já para quem tem problemas de coluna, ou apresenta quadros de lesões, ela destaca que a hidroginástica também é recomendada, principalmente pela capacidade de absorção de impactos que a água possui.

Independentemente da prática escolhida, a especialista recomenda que é fundamental fazer uma avaliação médica antes do início das atividades e manter o acompanhamento de um personal trainer para garantir um melhor resultado nas práticas, pois esse é um profissional habilitado para criar um treino seguro e eficiente para cada tipo de perfil. Inclusive para quem quer iniciar uma atividade física para aliviar e diminuir dores.