Suplementos nutricionais têm como objetivo complementar dietas que não são completas. Quando se trata de vitaminas, estamos nos referindo a compostos orgânicos, necessários em pequenas quantidades, que desempenham um papel vital em várias reações enzimáticas e no sistema antioxidante do corpo.
O nutrólogo Celso Cukier, do Hospital Israelita Albert Einstein e do Instituto Cohen de Ortopedia, Saúde e Esporte, informa que estudos apontam a ineficácia de suplementos vitamínicos em certos casos: "Desde a época em que o cientista Linus Pauling (1901-1994) sugeriu o uso de altas doses de vitamina C, acreditando em seus benefícios antioxidantes, surgiu o mito de que precisamos de doses extras de vitaminas para ter saúde. Isso, porém, não é verdade".
Uma alimentação equilibrada e diversificada, principalmente com produtos vegetais, pode fornecer todas as vitaminas necessárias: "A suplementação vitamínica é indicada para pessoas com dieta inadequada, problemas de absorção ou que passaram por cirurgias que afetam o sistema digestivo", avisa o nutrólogo.
Os suplementos vitamínicos disponíveis no mercado, especialmente os gerais, têm limitações de dosagem. Doses mais altas são reservadas para pacientes com deficiências comprovadas e prescritas por profissionais. É fundamental consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação.
Vitaminas em excesso é risco à saúde
Vitaminas em excesso também podem ser prejudiciais. Atualmente, a vitamina D é bastante divulgada e consumida, podendo causar toxicidade se administrada em excesso. Doses elevadas de vitamina A, por exemplo, podem levar à cirrose hepática.
As vitaminas são divididas em lipossolúveis, como A, E, D e K, e hidrossolúveis, como as do complexo B e vitamina C. A principal diferença entre elas é a forma de absorção e dispersão no organismo.
As lipossolúveis necessitam de gorduras para serem absorvidas, enquanto as hidrossolúveis são absorvidas em porções anteriores do intestino. Após a absorção, as vitaminas são distribuídas e utilizadas pelo corpo conforme a necessidade.
As lipossolúveis necessitam de gorduras para serem absorvidas, enquanto as hidrossolúveis são absorvidas em porções anteriores do intestino. Após a absorção, as vitaminas são distribuídas e utilizadas pelo corpo conforme a necessidade.
Sign in with Google
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estado de Minas.
Leia 0 comentários
*Para comentar, faça seu login ou assine