Neurologistas da Universidade de Columbia realizaram um estudo que revelou o potencial dos suplementos multivitamínicos na melhoria da memória e no rejuvenescimento cerebral. A pesquisa, desenvolvida durante três anos, demonstrou que a capacidade de memorização dos voluntários melhorou significativamente, encorajando a idade cerebral em até três anos.

Publicado no American Journal of Clinical Nutrition na última quarta-feira (24/5), o estudo destaca que o consumo regular de suplementos multivitamínicos contribui especificamente para a cognição, aprimorando a retenção de informações. Lok-Kin Yeung, neurologista e um dos líderes da pesquisa, afirmou em comunicado à imprensa que a suplementação com multivitaminas pode ser uma maneira simples e econômica de ajudar os idosos a combater a perda de memória.



A pesquisa envolveu 3.562 voluntários com mais de 60 anos, que foram divididos em dois grupos. O primeiro grupo tomou um suplemento multivitamínico diariamente, enquanto o segundo utilizou um placebo. O suplemento incluía vitaminas A, B6, B12, C, D3, E, betacaroteno, licopeno, luteína, cálcio e zinco.

Durante o período de três anos, os remanescentes passaram por previsões anuais de memória, que consistiam em memorizar uma lista com 20 palavras. Em seguida, os investigadores apresentaram uma tela para que os participantes clicassem nas palavras que se lembrassem da lista inicial. Os voluntários que tomaram o suplemento multivitamínico obtiveram uma média de 7,8 palavras, enquanto os que tomaram placebo marcaram 7,6. Apesar da diferença não ser muito grande, o desempenho dos participantes que usaram os suplementos melhorou ao longo do tempo, enquanto o outro grupo de bactérias estáveis.

LEIA MAIS: Tomar suplemento de vitaminas pode desacelerar perda cognitiva, diz estudo 

Os autores do estudo concluíram que os efeitos dos multivitamínicos aumentaram a capacidade de memorização acima dos níveis do placebo e em uma proporção equivalente a aproximadamente 3,1 anos mais jovem do que a capacidade de memória esperada para a idade real dos participantes.