Juliana Grossi, cirurgiã-dentista, e o paciente  Paulo Henrique Salvatore, de 17 anos

Juliana Grossi, cirurgiã-dentista do Hospital da Baleia, atende Paulo Henrique Salvatore, de 17 anos, paciente do Centrare desde a infância

Marlon Marques/Divulgação
O Hospital da Baleia foi representado no V Congresso de Odontologia Hospitalar e Intensiva (COBROHI) por dois trabalhos, um deles premiado com o primeiro lugar na categoria Pesquisa Científica. O trabalho foi conduzido durante a pandemia, com pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) internados em Unidade de Terapia Intensiva, relacionando o agravamento de casos de COVID-19 com focos dentários como doenças gengivais e infecções dentárias. 

Coordenado por Juliana Grossi, cirurgiã-dentista do Baleia, o trabalho vencedor estudou especificamente a “Pneumonia Associada ao Uso de Ventiladores Mecânicos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI)” em pacientes com COVID-19. O estudo revela que pacientes com a saúde bucal debilitada tinham mais riscos de pneumonia e outras complicações durante o período de internação, devido a facilitação de entrada de bactérias oportunistas no trato pulmonar.

Segundo Juliana, o resultado alerta para a importância de se pensar e praticar uma constante conscientização a respeito dos cuidados bucais, como prática efetiva de saúde básica. “O trabalho com os pacientes internados com COVID-19 foi mais um alerta para que as pessoas se atentem à saúde bucal. O descuido pode acabar ocasionando agravamento do quadro de saúde como um todo”, explicou.

Leia também:  Dentista alerta sobre os 5 sinais do diabetes que surgem na boca. 

Uso de laser em feridas bucais

No Hospital da Baleia, Juliana Grossi, cirurgiã-dentista, e o paciente  Paulo Henrique Salvatore, de 17 anos

Coordenado por Juliana Grossi, cirurgiã-dentista do Baleia, estudo mostrou que casos de COVID-19 com focos dentários, como doenças gengivais e infecções dentárias, eram agravados

Marlon Marques/Divulgação
Ela também apresentou um estudo de caso feito no Hospital da Baleia de Terapia de “Fotomodulação no Tratamento de Lesões Orais (uso de laser em feridas bucais), também em pacientes com COVID-19 internados numa UTI.

“Receber essa premiação e o reconhecimento nacional pelo que fizemos durante a pandemia nos dá muito orgulho. Foi um período crítico, enfrentando uma doença obscura ainda, no qual conseguimos ajudar a produzir conhecimento e melhorar os cuidados com os pacientes que mais necessitavam, evitando a perda de muitas vidas”, relatou Juliana. 

Leia também: Cuide da sua boca: cinco motivos para ir ao dentista a cada seis meses.

O congresso, em Vitória, Espírito Santo, teve a apresentação de 80 pesquisas e estudos de caso de todo o Brasil. O Hospital da Baleia conta, além da odontologia e de outras 32 especialidades clínicas, com o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação (NEPI), que promove a busca de novas descobertas e inovações dentro do hospital.