Erin Woodhusrt

No vídeo postado no Tik Tok, Erin Woodhurst mostra como nos primeiros dias seus lábios ficaram inchados

Instagram/Divulgação

O preenchimento labial é uma técnica em que o profissional aplica preenchedor de ácido hialurônico nos lábios do (a) paciente, com o intuito de entregar mais volume e deixar o rosto mais harmônico. Entretanto, não é todo mundo que tem resultados positivos com o procedimento.

 

Erin Woodhusrt, uma jovem do Reino Unido, usou suas redes sociais para compartilhar um problema que teve após injetar o produto nos lábios. Erin contou que fez o preenchimento, mas que o ácido acabou se deslocando para outra área, deformando seu rosto.

 

O biomédico e fisioterapeuta dermatofuncional, mestre em medicina estética, Thiago Martins, explica que a migração do preenchimento pode acontecer de forma precoce ou tardia devido a alguns fatores tais como a má técnica, volume demasiado de material injetado, realização da injeção sob pressão, injeção superficial de produto, áreas de pele fina. Contuso, o profissional ressalta que essa migração não é normal de acontecer e quando ocorre, é em áreas muito próximas de onde foi realizada a aplicação.

 

No vídeo postado no Tik Tok, Erin mostra como nos primeiros dias seus lábios ficaram inchados, o que, segundo Thiago, é algo normal de acontecer. “Assim que o produto é aplicado, os lábios podem ficar inchados e em alguns casos podem surgir alguns hematomas que não demoram a sair. Esses hematomas são comuns nos primeiros dias, juntamente com inchaço local, mas tendem a diminuir após a primeira semana.”

 

 

Com o passar do tempo, entretanto, os lábios da jovem não diminuíram, pelo contrário, foram ficando cada vez mais irregulares e com a presença de buracos, deixando-o com uma aparência desagradável. Felizmente, o problema pode ser revertido. De acordo com o especialista, pacientes que tiveram esse tipo de intercorrência devem procurar pelo profissional que realizou a técnica.

 

“A reversão é possível usando uma enzima natural da derme chamada hialuronidase. Ela age ‘quebrando’ o ácido hialurônico e revertendo seus efeitos. Todo o processo é bastante rápido, demorando no máximo 24 horas para degradar todo o produto injetado”, afirma Thiago.

 

Para evitar tais intercorrências, a recomendação do biomédico é, no primeiro momento, procurar o profissional que fez a aplicação, pois assim ele irá indicar a maneira mais correta dos primeiros cuidados. “O ácido hialurônico tem sido utilizado de forma efetiva nas técnicas que envolvem a harmonização facial e os resultados são muito positivos devido à sua biocompatibilidade e durabilidade.”

 

“Apesar de intercorrências não serem comuns, elas podem acontecer. Para evita-las a melhor forma é procurar por profissionais experientes e registrados em seus conselhos, informar-se sobre os produtos que estão sendo utilizados, ter cuidados antissépticos e seguir todas as orientações profissionais no pós-procedimento”, completa o especialista.

 

Cuidados necessários após o procedimento

 

Thiago esclarece que os cuidados recomendados após o preenchimento labial são:

 

  • Massagear os lábios caso encontre  nódulos nos primeiros 3 dias, três vezes ao dia por mais ou menos 2 minutos
  • Colocar gelo nas primeiras 24 horas
  • Não utilizar cosméticos nas primeiras 24 horas para evitar reações
  • Evitar exposição ao sol nos primeiros 3 dias
  • Evitar fontes de calor (águas termais, sauna…) na primeira semana
  • Não fazer exercícios físicos nas primeiras 24 horas, tentar dormir com a cabeça mais elevada que o corpo
  • Evitar beijos nos primeiros 2 dias

"Para quem faz o contorno dos lábios, no pós-procedimento é indicado pinçar a região para modelá-la durante dois dias, três vezes ao dia, por mais ou menos 1 minuto", esclarece o especialista.

 

* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.