relógio no primeiro plano com mulher em um laboratório

Estudo diz que gravidez, ciclo menstrual ou a menopausa não tem interferência no metabolismo

Gerd Altmann/Pixabay
O metabolismo humano era um mistério até pouco tempo. Afinal, quem nunca ouviu: "o seu metabolismo é rápido, por isso emagrece fácil" ou "o meu metabolismo é muito lento" daí ganhar mais peso! Mas não é mais assim. Na verdade, uma série de estudos recentes mostram como o metabolismo funciona e os resultados chocam aqueles que costumavam "culpar" o metabolismo pela dificuldade em perder peso e até pela falta de desempenho em outras atividades.

Destaque para a pesquisa desenvolvida pelo antropólogo Herman Pontzer, da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e publicada no livro “Burn: New Research Blows the Lid Off How We Really Burn Calories, Lose Weight, and Stay Healthy”.

A pesquisa foi feita com mais de 6 mil entrevistados de várias partes do mundo, gêneros diferentes e idades que iam de recém-nascidos até idosos com 95 anos completos.
 
Mas "antes de entrarmos no resultado dos estudos, é importante entendermos que eles comprovaram algo que já sabíamos: metabolismo significa o trabalho que as células fazem no corpo", explica a médica endocrinologista e metabologista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Thais Mussi.

Leia também: Saiba como acelerar o metabolismo do corpo e emagrecer.

"Temos cerca de 37 milhões de células no corpo que trabalham o tempo inteiro, de maneira individual ou combinada. Logo, o metabolismo está sempre funcionando, queimando calorias nas atividades físicas e nas tarefas básicas da existência humana", explica a endocrinologista.

Com isso em mente, Tahís Mussi ajuda a entender os resultados da pesquisa do antropólogo Herman Pontzer. Veja:

1. O metabolismo não diminui com a idade
Mas é duas vezes maior em uma criança entre 0 e 1 ano do que em um adulto. A partir dos 20, cai 3% ao ano e, a partir dos 60, cai 0,70% ao ano.

2. O metabolismo queima muitas calorias por dia
A média diária, sem atividades físicas, é de 2.500 calorias queimadas.

3. Os homens não queimam calorias mais rápido do que as mulheres
"Eles apenas têm um modelo maior de estrutura corporal, que distribui mais a massa magra do que gordura (o que queima mais calorias), dando a impressão de que emagrecem mais rápido", enfatiza a médica.

4. Marcos femininos não alteram o metabolismo
Gravidez, ciclo menstrual ou a menopausa não têm interferência no metabolismo. Ele só vai começar a se alterar a partir dos 60 anos, como o de todos os seres humanos.

5. Ganho de massa magra ajuda o corpo, sim
Por fim, a pesquisa demonstrou que o ganho de massa magra é, sim, importante para ajudar o corpo a queimar calorias. "Esse pode ser um dos focos de uma atividade que privilegie o emagrecimento, combinando atividades de musculação (que privilegia a massa muscular), com boa alimentação, dentre outros", enfatiza Thais Mussi. 

6. Não é possível aumentar o metabolismo
Isso talvez deixe muita gente chocada: não existem formas de realmente aumentar o metabolismo do corpo. Pelo menos, até o momento.