(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas SOBRE DUAS RODAS

Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, ganha espaço dedicado ao ciclismo

Local, que irá oferecer suporte e comodidade a esportistas e visitantes, é mais um passo rumo à consolidação de um bike park na região


28/07/2022 11:03

Mountain Bike
(foto: CSul - Divulgação)

Nova Lima e a macrorregião de Belo Horizonte ganham, a partir deste sábado (30/7), mais um espaço em prol da qualidade de vida e do fortalecimento da cultura do ciclismo. É o Projeto Trilhas Bike Bar, centro de experiência e apoio dedicado aos aficionados pelo esporte, instalado às margens da Lagoa dos Ingleses. O espaço é fruto da parceria entre o Projeto Trilhas, a Specialized e o Projeto CSul Lagoa dos Ingleses.

O projeto se integra a uma região que progressivamente se consolida como um bike park. A área já conta com mais de 40 quilômetros de trilhas de mountain bike, com características variadas e voltadas para todos os níveis de praticantes. Os percursos são abertos ao público e podem receber, além de ciclistas, quem apenas quer se aproximar da natureza.

PONTO DE REFERÊNCIA

O Projeto Trilhas Bike Bar foi pensado para oferecer suporte ao desenvolvimento do mountain bike em um local com vocação para a modalidade. A ideia é aproveitar esse potencial com uma visão sustentável de uso do território.

Leia também: Os benefícios de se achar mais jovem do que realmente é

"O objetivo do Projeto Trilhas é incentivar a cultura da bicicleta, ajudando na mitigação de impactos socioambientais e promovendo qualidade de vida às comunidades. A entrega desse espaço cria um ponto de referência e apoio na região da Lagoa dos Ingleses que vai impulsionar o mountain bike e consolidar todos os benefícios que esse esporte proporciona", explica Christian Wagner, que, em conjunto com Fred Lanna, é o idealizador e coordenador da iniciativa.

Ciclismo na Lagoa dos Ingleses
(foto: CSul - Divulgação)

"Estamos avançando na implantação de algo inédito no estado. O desenvolvimento urbano integrado a um complexo pensado e estruturado para a promoção da vida ao ar livre, com grandes áreas verdes que servem para atividades como a prática do mountain bike. Incentivamos o bem estar da comunidade e a conservação do meio ambiente por meio do esporte. O Projeto CSul Lagoa dos Ingleses carrega essa visão e esse é um dos vários avanços que pensamos para a região", afirma Maury Bastos, presidente do Grupo CSul.

COMODIDADE E CONFORTO

O projeto abrigará também uma oficina, ponto de aluguel de bikes elétricas, banheiros e estrutura para banho, e ainda uma operação mista de lanchonete e honest market (modelo de loja em que o cliente escolhe o produto e faz o pagamento por conta própria, sem necessidade de atendente), com funcionamento ininterrupto.

NOVA TRILHA

Também em julho foi entregue aos ciclistas uma nova trilha para treinos, simulados, competições e diversão. Foi inaugurada a Volta Completa da Sauser, construída pela Csul em parceria com o Projeto Trilhas. O novo trajeto, de 4,5 quilômetros de extensão, passando por trechos de vegetação aberta e mata fechada, se soma aos 40 quilômetros de trilhas acessíveis e abertas no local.

O nome é uma homenagem ao atleta suíço Christoph Sauser, tetracampeão campeão mundial de mountain bike e frequentador da região.

"A Sauser é uma trilha com excelente acessibilidade e variedade. Apresenta possibilidades de circuitos diferentes, um menor e um maior, que tem a distância de um circuito de cross country olímpico. Os dois percursos possibilitam aperfeiçoamento de técnica e preparo físico, além de oferecer uma descida com flow e técnica para os amantes do enduro", define Fred Lanna.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)