(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ALERTA

Piercing na boca pode matar se não for cuidado corretamente

Recentemente, uma jovem com piercing nos lábios morreu depois que uma infecção se agravou e foi para a corrente sanguínea, comprometendo 37% do cérebro


14/07/2022 13:06 - atualizado 14/07/2022 15:49

Mulher com piercing na boca
Na boca, há milhões de bactérias e, por isso, inflamações, inchaços e infecções ocorrem com frequência em piercings no local (foto: Andra C Taylor Jr/Unsplash)
Piercings orais sempre foram acessórios populares, mas é de extrema importância se atentar aos perigos que esses assessórios podem causar para a saúde oral devido à falta de cuidados e precauções. 

A cirurgiã-dentista e especialista em saúde bucal Bruna Conde explica que, além dos lábios, as bochechas e a língua também fazem parte da saúde bucal, e piercings nessas regiões podem sim gerar casos como esse com frequência.
 
Bruna Conde
Cirurgiã-dentista e especialista em saúde bucal, Bruna Conde, alerta que, caso o paciente sinta qualquer desconforto, é preciso entrar em contato com o responsável pelo procedimento (foto: Arquivo Pessoal)
“Nossa boca contém milhões de bactérias, por isso, muitas vezes, inflamações, inchaços e infecções ocorrem com frequência em piercings na boca. A região pode sofrer bastante inchaço no processo de cicatrização. Portanto, é de extrema importância se certificar se a joia é de qualidade e as maneiras corretas de higienização”, alerta a cirurgiã-dentista.
 
Bruna Conde destaca que a boca é um ambiente úmido, com grandes quantidades de bactérias reprodutoras. Por isso, uma ferida aberta no local é um lugar ideal para a infecção, que pode rapidamente se tornar fatal se não for tratada prontamente.

De acordo com a Bruna Conde, os riscos de uma perfuração na região oral malcuidada podem ocasionar grandes danos, como, por exemplo, danos às gengivas e aos dentes. "Um hábito comum de morder ou 'brincar' com a perfuração pode ferir suas gengivas e levar a rachaduras, arranhões ou sensibilidade dos dentes."
Reações alérgicas também são possíveis, danos a nervos, danos aos vasos sanguíneos, excesso da produção de saliva, e muitos outros problemas.
 
Moça com piercing na língua
Informe-se sobre os prós e contras do piercing na boca e não faça por impulso (foto: MarinaRabazova/Pixabay)
Bruna Conde recomenda o que se deve fazer antes de qualquer procedimento na sua boca, confira:
  •  Tenha certeza de que está com a saúde bucal em dia e se seu organismo está saudável. Qualquer indício do contrário, não faça
  •  Informe-se sobre os prós e contras do procedimento que deseja fazer. E não faça por impulso. Tenha certeza de que irá se comprometer em tomar os devidos cuidados sempre
  •  Aprenda como manter e higienizar o que foi feito. Não te ensinaram? Pergunte, busque e fique ciente de como cuidar corretamente

Coloquei piercing na região da boca, e agora?


“Se você sentir qualquer desconforto, o mínimo que seja, entre em contato com o responsável pelo procedimento. Não espere doer demais, inchar, coçar, irritar ou mudar de cor para procurar auxílio.” ressalta a especialista.

Leia também: Curso de odontologia da Praça da Liberdade faz evento sobre câncer de boca

“Boca limpa, com raspagem em dia e escovação correta é imprescindível para manter saudável qualquer procedimento estético.” completa a cirurgiã-dentista.

Bruna Conde enfatiza a importância de visitar o dentista especialista em saúde bucal regularmente: "Mantenha sempre a higienização bucal em dia e fique atento ao processo de cicatrização do procedimento e respeite as recomendações,” finaliza.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)