(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas DIA MUNDIAL

Chocolate não é um vilão para a vida saudável

No dia mundial do chocolate, saiba que ele oferece benefícios para a saúde se consumido da maneira correta


07/07/2022 13:49 - atualizado 07/07/2022 13:49

boca com batom vermelho comendo uma barra de chocolate
O chocolate tem antioxidantes que podem diminuir os radicais livres produzidos pela inflamação e causadores de envelhecimento precoce (foto: aleksandra85foto/Pixabay )
O dia 7 de julho é internacionalmente conhecido como o Dia Mundial do Chocolate. Originado do cacau, o alimento é um dos mais produzidos no mundo e o Brasil é o maior produtor da América Latina. Disponível nas mais variadas versões, além de muito gostoso e amado por quase todos, o chocolate ainda oferece benefícios para a saúde se consumido da maneira correta.

Ação contra a inflamação

Atualmente se ouve falar muito sobre a inflamação, apesar de ela ser uma resposta natural do sistema imune, ela pode sim, ser um alerta para a saúde.

“O chocolate tem poderosos antioxidantes, como as catequinas e teobrima, que podem diminuir os radicais livres produzidos pela inflamação e causadores de envelhecimento precoce. Além de auxiliar no sistema imune e na resistência da insulina. E o cacau é pobre em FODMAPS (carboidratos não digeridos pelo organismo), então é uma boa opção para quem tem a Síndrome do Intestino Irritável", destaca a nutricionista.

Leia também: Tontura: consumo exagerado de doces pode causar sintoma. 

Faz bem à saúde do coração

fondue de chocolate
Comer chocolate traz felicidade, já que entre os nutrientes do cacau, está o triptofano, aminoácido responsável pela produção de serotonina e endorfina (foto: Stefan Schweihofer/Pixabay )


O cacau é a maior fonte de benefícios do chocolate. Rico em nutrientes, o fruto tem vitaminas, minerais (magnésio, ferro e potássio) e gorduras como ácidos graxos saturados, ácido palmítico e o esteárico, e o ácido oleico monoinsaturado. 

"Quando se fala em gordura saturada, normalmente associamos ao aumento dos níveis de colesterol, porém o consumo regular de manteiga de cacau e chocolate rico em cacau (acima de 70%) não causam esse efeito. O responsável por isso é o ácido graxo esteárico que tem um efeito neutro no metabolismo do colesterol", explica  Julia Canabarro.

Leia também:  Açúcar: o mestre do disfarce.

Porém, segundo a nutricionista, é preciso ter cuidado com chocolates que contêm leite, pois estes além de terem grandes quantidades de açúcar também possuem gorduras que podem aumentar o colesterol.

Sinônimo de felicidade

Parece brincadeira quando dizem que comer chocolate traz felicidade, mas estudos apontam que é a mais pura verdade. Julia Canabarro destaca: "Entre os nutrientes do cacau, está o triptofano, aminoácido responsável pela produção de serotonina e endorfina, que promovem a sensação de prazer, relaxamento e bem-estar após o consumo.”

Não é à toa que as mulheres sentem vontade de comer chocolate durante a TPM: nesta fase, os níveis de serotonina estão mais baixos.

torta de chocolate
Dar preferência aos chocolates amargos, já que têm maior concentração de cacau e são mais benéficos para a saúde (foto: varintorn/Pixabay)


Já Fernanda Mondin, head de nutrição da OrienteMe, plataforma de saúde corporativa que mapeia a saúde da população da empresa, listou mais sete benefícios e malefícios do chocolate na dieta de uma pessoa.
 
1 - Sensação de bem-estar: fonte de triptofano, aminoácido que, quando entra na corrente sanguínea, estimula a produção de endorfina, o "hormônio do prazer”. Gerando assim, uma sensação de felicidade e bem estar.
 
2 - Auxilia na diminuição das taxas de LDL: por ser fonte de catequinas, substâncias com ação antioxidante, ajuda a diminuir as taxas de LDL, o colesterol ruim.

3 - Contribuição para a saúde cerebral: rico em flavonoides, compostos químicos que estimulam o cérebro a pensar e a raciocinar melhor, contribui para a saúde cerebral.

4 - Prevenção do envelhecimento de pele: por conter antioxidantes, o chocolate também contribui e previne o envelhecimento da pele.
 
5 - Estimula o sistema nervoso: o chocolate também é rico em alcalóides, como a teobromina, substância com ação semelhante à da cafeína, o que auxilia o sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta.

6 - Pode ser consumido no pré-treino: por aumentar o fornecimento de oxigênio durante o treinamento físico, acaba se tornando um bom alimento para ser ingerido no pré-treino.

7 - Chocolate é bom, porém quando ingerido de forma correta: não exagerar no consumo é essencial, principalmente dos mais doces, como o chocolate branco, pois tem teores mais altos de açúcar e gordura. Além disso, é importante dar preferência aos amargos, já que têm maior concentração de cacau e são mais benéficos para a saúde.



 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)