(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas CORPO

Como controlar o apetite no frio e evitar engordar no inverno

Endocrinologista alerta que muitos sentem mais fome no frio e dão aquela desculpa para 'se jogar' nos alimentos mais saborosos, gordurosos e calóricos


10/06/2022 08:17 - atualizado 09/06/2022 20:50
683

sopa de brócolis
A sopa é ótima escolha, mas cuidado para não colocar itens demais, já que tudo parece combinar com o prato no inverno (foto: silviarita/Pixabay )
Os meses mais frios do ano chegaram e junto com a troca da estação, a alimentação também acaba mudando bastante. A maioria das pessoas sente mais fome durante o frio, o que traz aquela “desculpa” para se jogar nos alimentos mais saborosos, gordurosos e bem mais calóricos. Agora, será mesmo que o frio realmente causa mais fome?

A médica endocrinologista Thais Mussi, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), explica que sim. Dias frios despertam mais fome. E isso ocorre principalmente porque, neste período, o corpo gasta mais energia para manter a temperatura corporal, o que naturalmente exige um pouco mais de nutrientes.

“Além disso, muita gente nem repara que consome menos água no frio, e isso, mesmo que pareça inofensivo, pode contribuir para desidratação, que também costuma aumentar a fome", avisa a  endrocrinologista.

Como controlar o apetite?

Como a fome realmente vem, fica fácil decidir por aumentar o consumo de alimentos nas refeições, e até mesmo consumir alimentos mais calóricos, que ajudam a aplacar várias das vontades que surgem.
 

Mas Thais Mussi alerta que é preciso ter cautela, já que no frio é comum diminuir a quantidade de atividade física, o que, junto com o consumo descontrolado de alimentos, pode alterar o peso e até prejudicar a saúde.

As dicas para controlar a fome no frio

médica Thais Mussi
A endecrinologista Thais Mussi destaca que é preciso equilíbrio no consumo dos alimentos neste período, de maneira que o corpo seja nutrido e saciado (foto: Arquivo Pessoal)
Não deixar de lado as atividades físicas. "Mesmo parecendo difícil, o exercício ajuda a regular hormônios como a serotonina e a melatonina, essenciais para que a mente permaneça saudável no
período, com bom sono e disposição para atividades do dia a dia."
 
Hidratação é fundamental. "Para manter o corpo em atividade e evitar a desidratação. Além de garantir que se tenha níveis “normais” de fome."
 
A sopa é ótimo escolha, mas precisa de atenção no preparo. Thais Mussi avisa: "Cuidado para não colocar itens demais, já que tudo parece combinar com uma sopa no inverno. O ideal é adicionar no máximo quatro tipos de vegetais, um macarrão leve, um tipo de carne, e maneirar no consumo de queijo”.
 
A médica recomenda não deixe as saladas de lado, já que são fontes de fibras e nutrientes, o que deixa a alimentação balanceada. "Se for difícil comer salada no frio, escolha opções que possam ser refogadas com azeite, como repolho, couve, espinafre e agrião, combinando-os com alguns vegetais, como cebola e tomate. Ficará saboroso". 

Massas, mingau e bebidas quentes


chocolate quente
Bebidas quentes são bem-vindas, só não exagere no chocolate quente (foto: Steve Buissinne/Pixabay)

 

Massas são ótimas opções, mas também exigem cautela: "Lasanha todos os dias é um pouco complexo. Um macarrão cheio de queijo ou molhos muito calóricos também. É só equilibrar, que dará tudo certo".

 
Um alimento reconfortante e que aquece é o mingau, que vai muito bem. Existem diversas opções, seja com aveia, frutas, entre outros. "É só observar o tipo de leite utilizado, trocando-o por opções menos calóricas ou até mesmo água. Incluir uma tigela de mingau no café da manhã ou lanche da tarde para se sentir quentinho e saciado."
 
Quanto às bebidas, as  quentes são uma boa escolha: "Pode ser chá e até mesmo variedades de cafés. Chocolate quente também, mas em menor quantidade ou com leites menos gordurosos", ensina a endocrinologista.
 
A médica afirma que as frutas e oleaginosas devem permanecer no cardápio dos lanches: banana, abacate e oleaginosas, como nozes e castanha, irão fazer muito bem para o corpo enquanto tem um tempo frio lá fora.

“O que este período realmente precisa é de equilíbrio no consumo dos alimentos, de maneira que o seu corpo seja nutrido e saciado, enquanto tenta ao máximo te manter quentinho e ativo”, enfatiza Thais Mussi. 
 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)