(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas conta-gotas

Vitamina C e imunidade


29/08/2021 04:00



(foto: Pixabay )


A vitamina C é essencial para o organismo, sendo cofator para o funcionamento de enzimas que atuam na síntese de colágeno, carnitina e neurotransmissores, além de ser antioxidante. Muito popular como vitamina importante para o sistema imunológico, a vitamina C ajuda a fortalecer as defesas do organismo. Segundo o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, seu papel na síntese de colágeno contribui para o fortalecimento da barreira epitelial, que impede a entrada e a contaminação por micro-organismos. Além disso, seu papel antioxidante é importante para otimizar o funcionamento de células do sistema imunológico e equilibrar a formação de agentes oxidantes que surgem durante a resposta inflamatória, e que em excesso podem levar a danos no organismo. No mercado, podemos encontrá-la em comprimido, na forma líquida ou em gomas, método alternativo e eficaz para crianças e idosos. Mas o principal aporte deve ser o de ingestão dos alimentos que são fonte da vitamina, como acerola, laranja, limão, brócolis e pimentão.


COVID-19: estou curado. Quando trocar a escova 
de dentes?

(foto: Pixabay )
Uma das preocupações atuais frente à pandemia são os 
cuidados com a higienização das mãos, alimentos e ambiente. 
Mas a saúde bucal também é essencial, visto que a boca é uma das portas de entrada para a COVID-19. É recomendável por 
dentistas que a escova de dente seja trocada de três em três meses. 
"As cerdas ficam úmidas, mesmo que secas após o uso, 
e esse ambiente úmido ajuda na proliferação de bactérias", explica Luanna Coelho, cirurgiã-dentista da Clínica Odontológica Studio Del Dent. Entretanto, quando contraída alguma doença inflamatória, como a gripe, a dentista indica a troca logo após o pico inflamatório. "Parou de sentir os sintomas, já troque a escova", pontua. 
E com o coronavírus não é diferente. Assim que o indivíduo estiver recuperado da doença, a troca do objeto tem que ser imediata.
“É importante realizar a troca após o pico inflamatório. 
Depois que não estiver sentindo mais sintomas, aconselho realizar nova troca depois de 30 dias para evitar reinfecção", finalizou.



Inverno pode intensificar 
dores no corpo

(foto: Datz/Divulgação)

Você já percebeu que durante o inverno você sente mais dor, sobretudo 
no período da noite? Isso se deve à contração das artérias e arteríolas 
em resposta ao frio, diminuindo o aporte de sangue para os pés. 
O paciente que já tem a circulação comprometida sofre com restrição 
ainda maior do fluxo sanguíneo no inverno, explica o fisioterapeuta André Ribas. Essa dificuldade na circulação ocorre pelas placas de gordura, causando 
obstrução nas artérias dos tabagistas, hipertensos, diabéticos e dislipidêmicos. “Também devido ao frio ocorre o aumento da viscosidade do líquido sinovial. 
Isso promove mais dor e rigidez no local”, completa. Além disso, pode ocorrer o fenômeno de Raynaud, que é a vasoconstrição nas artérias dos dedos da mão 
e pé e arteríolas cutâneas, como resposta excessiva ao frio e estresse emocional. 
“A pele fica fria, pálida ou arroxeada. Podem surgir dor e formigamento”, 
explica André. O fisioterapeuta chama a atenção para a importância de manter hábitos saudáveis e ficar atento a sinais de anormalidade. “É importante manter o foco nos exercícios físicos e manter o corpo hidratado, evitar bebidas alcoólicas, cigarro e roupas apertadas, além de fazer pausas para se alongar.”


Paçoca saudável

(foto: Pixabay )


A nutróloga Karla Confessor, pós-graduada 
pela Associação Brasileira de Nutrologia, ensina 
uma receita deliciosa de paçoca. Além de saborosa, 
a receita é saudável. Confira:
*Rende 20 unidades. Em média 150 calorias cada

Ingredientes:
» 6 colheres de sopa de amendoim torrado sem casca e sem sal
» 1 colher de sopa de óleo de coco líquido
» 4 colheres de sopa de açúcar de coco, demerara ou mascavo
» 1/3 xícara de chá de farinha de aveia ou amêndoas

Modo de preparo:
» Em um processador ou liquidificador, bata o amendoim até formar uma farinha bem fina. Transfira-o para uma tigela e adicione a farinha, o açúcar e o óleo. Misture tudo muito bem com o auxílio de uma espátula, até formar uma mistura homogênea. Para moldar a paçoca, utilize um molde no formato que desejar. Leve as paçocas à geladeira por 20 minutos e pronto. Sua paçoca saudável está pronta para ser conservada por até uma semana em temperatura ambiente e até 15 dias na geladeira.



Gatilho para as alterações metabólicas

Ainda que o estresse seja fundamental para a sobrevivência, os efeitos dos mediadores induzidos pelo estresse podem ter resultados negativos, como variações na pressão arterial, dores difusas pelo corpo e problemas gastrointestinais, afetando a saúde mental, podendo levar a ataques de pânico e depressão. “O estresse aumenta hormônios como cortisol, adrenalina e noradrenalina. As consequências endócrinas do efeito aumentado dos glicocorticoides incluem ganho de peso com acúmulo de gordura visceral, o que causa alterações nos parâmetros que compõem a síndrome metabólica”, explica Claudia Chang, pós-doutora em endocrinologia e metabologia. Além disso, em condições de estresse, angústia e distúrbios emocionais, a comida se torna uma “muleta” ou refúgio. Alguns alimentos ativam o sistema límbico no cérebro, região envolvida com o mecanismo de “ganho e recompensa”, aumentando a glicose, por exemplo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)