postado em 08/01/2016 09:10 / atualizado em 14/07/2020 15:40
Mandiopã (foto: divulgação)
Ingredientes:
- 1kg depolvilho azedo
- 1 copo defarinha de milho da roça
- 300g debatatinha cozida
- Sal
- Água
Onde ficar: Hotel fazenda Sipuá (31) 3799-1409
Modo de Preparo:
Colocar o mandiopã numa panela com gordura bem quente. Virá-lo devagar para que fique dourado e crocante, parecendo pele de porco. Não precisa colocar sal. Depois que estiver frito, coloque sobre uma bandeja forrada com papel absorvente, tipo toalha, para que não fique encharcado. O mais recomendável é comer o mandiopã bem quente, pois ele endurece rapidamente. Pode servir para decorar leitoas e lombos ou acompanhar cerveja e outras bebidas alcoólicas. No interior, ainda é consumido com café.
Petisco crocante
A Mercearia Paraopeba, de José Augusto de Almeira, o popular seu Juca, de 68 anos, tem de tudo um pouco. "Vendemos de A a Z. De anel do Papa a Zeppelin", brinca o dono do empório, instalado na Praça São Sebastião, em Itabirito. Nas prateleiras, há forno para fogão a lenha, ninho para galinha, doces em barra e vassoura vegetal para o chão da cozinha. Acondicionados em sacos de aniagem, feijão graúdo, jatobá, vagem recém-colhida e mandiopã.
"Mandi...o quê?", podem perguntar os mais jovens. Isso mesmo: mandiopã, um alimento rico em amido, feito artesanalmente a partir da mandioca. As pequenas e duras rodelas esbranquiçadas se transformam em petisco leve e crocante, como pele de porco. Duvida? Basta jogar na gordura bem quente para ver a transformação. Adeus, dieta - este é o melhor conselho diante de uma travessa de mandiopã.