(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COLETA DE LIXO

Após suspensão de licitação, SLU anuncia grupo de apoio

Tribunal de Contas do Estado invalidou processo de contratação de serviço pela PBH por suspeita de risco de prejuízo ao interesse público


14/10/2023 04:00 - atualizado 14/10/2023 07:39
440

Anulação de licitação afeta remoção de deposições clandestinas e resíduos em URPV da PBH
Anulação de licitação afeta remoção de deposições clandestinas e resíduos em URPV da PBH (foto: EDÉSIO FERREIRA/EM/D.A PRESS)

Quase três meses depois de o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) suspender o processo de licitação feito pela Prefeitura de Belo Horizonte para contratar serviços de coleta de lixo por suspeitas na documentação apresentada pela empresa vencedora, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) instituiu, por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial do Município (DOM), o Grupo de Apoio aos Procedimentos Licitatórios.

A publicação da portaria foi feita 13 dias antes do prazo previsto pela prefeitura para que a prestação não seja interrompida em Belo Horizonte, já que, em agosto, o Executivo afirmou que os serviços continuarão por meio de um aditivo em curso, válido até o dia 25 de outubro.

Em nota, a PBH disse que a decisão do tribunal não inclui a coleta domiciliar, mas sim a prestação de serviços como a remoção de pichações, instalação de placas de pontos limpos, remoção mecanizada de deposições clandestinas e a remoção de resíduos em Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes de Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos (URPV).

“Compete ao grupo facilitar a comunicação entre as diretorias; zelar por cumprimento de prazos legais e evitar atrasos desnecessários; otimizar prazos; diminuir burocracias; assegurar que o processo tenha trâmite entre as diretorias e gabinete da SLU sem interrupções; apoiar os diretores e o gabinete da superintendência no que for necessário para agilizar o procedimento licitatório, respeitados os prazos legais e servir como ponto focal de auxílio ao pregoeiro e comissão de licitação”, determinou o superintendente Sergio Luiz Soares de Souza Costa.

Para compor a equipe, foram designados Helton Damaceno Bispo, que vai ser o representante da Diretoria de Planejamento; Pedro Gasparini Barbosa Heller, como representante da Diretoria de Operações, e Carla Notini de Carvalho Lommez, que será a representante da Diretoria Jurídica. Apesar de ter sido publicado na última quinta-feira, 12, a portaria foi assinada na última segunda-feira.

A vencedora do processo de licitação ocorrido no primeiro semestre deste ano, no valor de R$ 87 milhões, foi a empresa Liberty Construções e Serviços Ltda. No entanto, de acordo com o conselheiro do TCE-MG Agostinho Patrus, autor da decisão, a companhia não demonstrou o suficiente para configurar a “plausibilidade do direito, bem como efetivo risco de prejuízo ao interesse público ou ao erário”".

À época, o presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel Azevedo (sem partido), viu com preocupação a atuação do que chamou de “máfia do lixo na cidade”.  “Não é segredo que a SLU foi utilizada como parte de um acordo político do prefeito. A empresa do processo possui um histórico que conduz a construção de uma teia de corrupção. [...] Já não bastasse a sujeira que anda a cidade, agora a prefeitura tenta utilizar-se dos métodos mais sujos do patrimonialismo para manter o poder a qualquer custo", escreveu o parlamentar, em nota enviada à imprensa.

MONITORAMENTO

Em julho, foi sancionada pelo prefeito Fuad Noman (PSD) uma lei que cria o projeto“BH Limpa”. A norma determina que informações sobre os serviços de limpeza urbana na capital sejam disponibilizadas para a população por meio de meios eletrônicos, além de disponibilizar outros serviços. O projeto permite que a população de Belo Horizonte tenha acesso, por exemplo, ao monitoramento da coleta de lixo domiciliar e empresarial, a divulgação de local, dia e horário em que veículos do serviço de coleta de lixo atenderão a população. Além disso, serão disponibilizados também por meio do “BH Limpa” canais para denúncias e para a abertura de solicitação de limpeza para bota-foras e deposições clandestinas.  Os meios eletrônicos incluem a página eletrônica da SLU, as redes sociais da PBH, o aplicativo BH Resolve Mobile, os perfis da Ouvidoria, o telefone 156, assim como outros meios disponibilizados pela PBH.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)