(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RUI COSTA

'Apagão foi falha técnica. Estamos com sobra de energia', diz ministro

Ministro Rui Costa afirmou que o governo tem urgência para esclarecer o apagão que atingiu 25 estados e o Distrito Federal


16/08/2023 11:35 - atualizado 16/08/2023 12:08
440

Rui Costa
Ministro disse que há 'sobra de energia' no país e que apagão foi causado por 'falha técnica' (foto: EVARISTO SA / AFP)
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o apagão registrado nessa terça-feira (15/8), que atingiu 25 estados e o Distrito Federal, foi provocado por um "erro técnico". Em entrevista ao programa 'Bom Dia Ministro', transmitido na manhã desta quarta (16), o ministro disse que há "sobra de energia" no país, e ressaltou que o governo tem urgência para esclarecer os fatos. 

De acordo com Costa, ele conversou com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta manhã, e eles cobram um detalhamento sobre as causas do apagão. 
 


"Falei com o ministro de Minas e Energia pela manhã. Estamos determinados e cobrando urgência para o detalhamento das causas desse apagão. Não há razão para esse apagão, porque em geral, a gente que viveu alguns apagões no brasil, foram períodos onde nós tínhamos crise de geração de energia. Ou seja, reservatórios de água estavam em baixa e você tinha mais demanda de energia do que oferta de energia, o que levava ao colapso do sistema", disse o ministro em entrevista. 

Ele também ressalta que o Brasil não sofre com falta de energia no momento. "Não é o caso nesse momento. Nós estamos com sobra de energia. Os reservatórios estão todos cheios. Não há razão, nem de oferta, nem de demanda, para ter tido esse colapso. Foi erro técnico, falha técnica. Precisa identificar o que foi que aconteceu, e espero que o mais rápido possível", completou.

Investigação na PF

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que vai enviar à Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (16/8), um pedido de investigação preliminar sobre o apagão. Em entrevista coletiva sobre o apagão, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que irá solicitar à PF e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) a apuração das causas do apagão, inclusive se houve atividade humana no ocorrido. 

O apagão foi causado por uma interrupção de energia na interligação Norte/Sudeste. Segundo o ministro, o ocorrido não tem a ver com problemas de segurança energética e foi um evento "extremamente raro". Sem explicar ao certo os motivos da falha, Silveira afirmou que os dados técnicos serão disponibilizados nas próximas 48 horas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)