(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ARTIGO

Greenwald concorda com Nikolas e critica Janones: 'Jogo ofensivo'

Jornalista e colunista da Folha de S.Paulo questionou exploração da memória do holocausto pelo deputado do Avante


06/08/2023 13:05 - atualizado 06/08/2023 13:28
440

Fotomontagem com Janones e Nikolas
Greenwald mencionou Nikolas Ferreira em críticas a André Janones (foto: Câmara dos Deputados/Reprodução e Karoline Barreto/CMBH)
O jornalista e colunista da Folha de S.Paulo Glenn Greenwald publicou nesse sábado (5/8) o artigo "A fánatica e perigosa cruzada de André Janones", em que critica o deputado federal mineiro do Avante.

"As pessoas mais sérias trabalham no sentido de construir alternativas que sejam capazes de disputar o voto bolsonarista. Há, por outro lado, aquelas que, de forma preocupante, buscam atalhos fora da política, preferindo jogar no tapetão para tirar Bolsonaro do jogo. Essa estratégia tem como seu mais excitável representante o deputado federal André Janones (Avante-MG), que se destaca não por sua atividade parlamentar, mas por sua agitação pró-Lula nas redes sociais", escreveu Greenwald.
Uma das principais críticas do colunista é com relação ao fato de Janones explorar "frequentemente e grotescamente" a memória do holocausto. Greenwald mencionou, inclusive, o também deputado federal por Minas Gerais Nikolas Ferreira (PL), que argumentou que o nazismo é mais forte em países em que é proibido por lei (como Brasil, Alemanha, Polônia) do que onde não existe proibição (como os EUA).

"Eu concordo: nos EUA, o partido nazista é juridicamente legal, mas não passa de uma piada sem relevância. O martírio decorrente da repressão estatal muitas vezes fortalece um movimento, não o enfraquece", disse o jornalista.
Por fim, Greenwald critica a postura de Janones e diz que o deputado faz um jogo ofensivo. "No mundo de Janones, quem se opõe à criminalização e à censura de movimentos políticos é nazista e deve ser preso. Janones faz um jogo ofensivo e anti-intelectual, partindo de temas profundos e sérios", afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)