(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CPI das ONGs

Deputada bolsonarista diz que ONGs financiam a fome de yanomamis

Sílvia Waiãpi (PL-AP) disse que cogumelos yanomami são comercializados e podem ser encontrados em sites de venda


01/08/2023 17:00 - atualizado 01/08/2023 17:28
440

Deputada Silvia Waiãpi (PL-AP) com pacote de cogumelo yanomami
Deputada Silvia Waiãpi (PL-AP) também acusou rede varejista de financiar a fome de indígenas (foto: (Geraldo Magela/Agência Senado))

A deputada indígena Silvia Waiãpi (PL-AP) afirmou, durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito  (CPI) das ONGs, nesta terça-feira (1º/8), que organizações não-governamentais e a Magazine Luiza estariam financiando a fome de indígenas.


 

Segundo a parlamentar, a venda de cogumelos sanöma, também conhecido como cogumelo yanomami corrobora para que os indígenas não tenham a alimentação necessária. "O Magazine Luiza vende cogumelo yanomami, franqueia o cogumelo e ajuda a financiar a fome dos indigenas ionomâmis", afirmou a parlamentar, apresentando logo depois um vídeo mostrando o site da empresa de varejo.


A deputada mostrou ainda um pacote de cogumelos e explicou que eles são uma fonte de alimentação importante para os indígenas, especialmente nos períodos de chuva, quando a caça é escassa e não há outras fontes de alimento disponíveis.

 

Para Waiãpi, a venda de cogumelos na internet impacta a situação de fome verificada em povos indígenas. “Isso significa que um indígena ficou sem comer. Esse cogumelo é rico em proteínas. Eles [os indígenas] procuram na mata e não encontram”, acusou a parlamentar.

 

Durante o depoimento, ela entregou pacotes de cogumelos ao presidente da CPI das ONGs, senador Plínio Valério (PSDB-AM), para que sejam, a pedido dela, devolvido aos povos indígenas.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)