Em tom de brincadeira, o ministro da Justiça, Flávio Dino, comparou o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) com o ditador cubano Fidel Castro (1926-2016). A fala foi proferida durante o evento de lançamento do Programa de Ação na Segurança (PAS), nessa sexta-feira (21/7), quando o governo apresentou novas políticas de Segurança Pública e o presidente Lula (PT) assinou um novo decreto de armas.
Na ocasião, Dino falava sobre a experiência de outros ministros enquanto governadores de estado. “Tradicionalmente se diz que segurança pública é um tema dos Estados. Eu fui governador, Renan (Filho) foi governador, o Rui (Costa) foi governador, o Waldez (Góes). O Alckmin, esse quase um Fidel Castro, quase quatro mandatos lá. Camarada Alckmin”, disse Dino.
Alckmin foi governador do estado de São Paulo por 12 anos, em quatro mandatos pelo PSDB. No primeiro, ele assumiu após a morte do então governador Mário Covas, em março de 2001, depois, venceu as eleições de 2002, 2010 e 2014.
Já Fidel Castro governou Cuba por 49 anos. Ele chegou ao poder da ilha em 1959, quando a Revolução Cubana derrotou o ditador Fulgêncio Batista. Em 2008 ele renunciou em favor do irmão Raúl Castro, que deixou o posto de primeiro secretário do Partido Comunista em 2021. Fidel morreu em 2016, aos 90 anos.
Dino brincou ao comparar o tempo de Alckmin como governador e o tempo de Fidel Castro como governante em Cuba (foto: Jamile Ferraris/MJSP)