(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

Renan Calheiros não deve integrar a CPMI do 8 de janeiro, diz colunista

De acordo com o colunista Tales Faria, do UOL, o senador do MDB já está sendo vetado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), de participar da comissão


20/05/2023 16:05 - atualizado 20/05/2023 16:26
440

Renan Calheiros usando um óculos falando ao microfone
Renan Calheiros diz que não estará na CPMI do 8 de janeiro (foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) não deve integrar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro. As informações são do colunista Tales Faria, do UOL.

De acordo com Faria, o senador informou ao líder de seu partido no Senado, Eduardo Braga (AM), e ao líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), que não deseja participar da comissão.
 
A coluna do UOL perguntou a Renan Calheiros o motivo de seu desinteresse e o senador apenas comentou em tom irônico que já está sendo vetado pelo “poderoso presidente da Câmara”, Arthur Lira (PP-AL) e preferiu não criar problema. 

Calheiros avalia que a CPMI deveria ter sido criada logo após os ataques à Brasília, afirmando que a comissão perdeu seu propósito com o avanço das investigações pela Polícia Federal e que servirá de palco para parlamentaristas bolsonaristas que podem vir a montar narrativas para a internet a fim de satisfazerem os seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O senador era um dos nomes favoritos à vaga do partido devido ao seu sucesso como relator da CPI da Covid, em 2022. Eduardo Braga ainda discutirá na bancada os dois nomes que irão representar o MDB do Senado na CPMI.

Calheiros e Lira são inimigos declarados na política alagoana e, segundo a coluna, o presidente da Câmara já vinha defendendo junto ao governo que Renan não fosse escolhido.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)