(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MINAS GERAIS

Diário de Uberaba divulga a palavra 'candidate' e revolta vereador

"Não vão empurrar 'goela abaixo' pronome neutro, banheiro neutro e nada desse negócio de neutro. Lá em casa neutro nem shampoo e condicionador", diz vereador


19/04/2023 18:58 - atualizado 19/04/2023 19:05
440

Cabo Diego Fabiano
Vereador Cabo Diego Fabiano durante reunião da CMU desta segunda-feira (17/4) (foto: TV Câmara Municipal de Uberaba/Divulgação)
O vereador de Uberaba, no Triângulo Mineiro, Cabo Diego Fabiano (PP) postou nesta terça-feira (18/4) um vídeo em suas redes sociais em tom de revolta contra o uso da linguagem neutra utilizada em publicação oficial no Porta-Voz do Diário Oficial de Município. 

A palavra “candidate” foi usada para se referir a candidatos, em edital de convocação de monitores de escola cívico-militar municipal. 

O vereador solicitou a revogação e republicação do Edital 42/2023 com “a utilização da norma culta brasileira”, "que o caso seja investigado" e, além disso, "que o responsável seja identificado e responsabilizado”. 

“Não vão empurrar ‘goela abaixo’ pronome neutro, banheiro neutro e nada desse negócio de neutro. Lá em casa neutro nem shampoo e condicionador. Quem teve a audácia e quem cometeu a irresponsabilidade de colocar num documento público oficial do governo municipal a utilização de uma aberração linguística”, questionou em reunião da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), ocorrida nessa segunda-feira (17/4). 

“Nós precisamos que o responsável por essa afronta seja identificado e seja responsabilizado”, complementou.

Segundo o secretário de Educação de Uberaba, Celso Neto, o caso será apurado. “Conversei com a secretária de Administração, que falou que vai até o fim para apurar quem fez isso porque é uma clara tentativa de boicotar uma ação do governo municipal (...) todos os editais públicos devem seguir a norma padrão”, destacou. 

O uso de linguagem neutra é proibido por lei em Uberaba. O projeto de lei é de autoria do pastor Eloisio Santos (PTB). 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)