(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORRUPÇÃO

Senador do PT para Moro: 'Atuação criminosa de um juiz'

Senador Rogério Carvalho (PT-SE) acusou nesta terça-feira (14/3) Sérgio Moro (União-PR) de corrupção no âmbito da operação Lava-Jato


14/03/2023 22:49 - atualizado 15/03/2023 11:33

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) disse na tribuna do Senado, nesta terça-feira (14/3), que o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (União-PR) teve uma atuação criminosa no âmbito da operação Lava-Jato. 
 
Para o senador petista, há necessidade de se combater a corrupção praticada por magistrados. “Notadamente sabemos do caso que foi a anulação de todas as condenações do presidente Lula, e me parece que houve um caso de corrupção no julgamento”, iniciou o parlamentar. 

 
Na sequência, o senador relacionou o modo como Moro conduziu o processo aos atentados em Brasília, nas sedes dos Três Poderes. “Isso levou a essa aventura autoritária e tentativa de golpe que nós vimos no dia 8 de janeiro, decorrente da intervenção criminosa de um juiz na perseguição a líderes políticos”, completou. 
 

Moro responde


Em resposta, Moro devolveu as acusações. "O que gerou esses problemas todos foi a corrupção de seu partido, desculpe! Repudio a fala do colega, que foi ofensiva. Peço que seja tratado com urbanidade nessa tribuna e não de maneira inapropriada, ferindo, inclusive, nosso regimento. Quem gerou as oportunidades autoritárias foi a corrupção dos governos anteriores, o que trouxe uma descrença na democracia”, rebateu. 

 

Lava-Jato 

Em 2017, Moro havia sentenciado Lula a nove anos e meio de prisão pelo caso do triplex do Guarujá. Em janeiro do ano seguinte, a pena foi aumentada para 12 anos e um mês pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), corte de segunda instância, e reduzida depois a oito anos e dez meses, em 2019, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em julho de 2021, a maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) votou a favor da decisão monocrática do ministro Edson Fachin que anulou as condenações emitidas pelo ex-juiz Sergio Moro a Lula no âmbito da operação Lava-Jato, em Curitiba.
 
Embate entre os políticos aconteceu durante reunião no plenário do Senado
Embate entre os políticos aconteceu durante reunião no plenário do Senado (foto: Waldemir Barreto/Agência Senado )



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)