(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CELEBRAÇÃO

Ciro Nogueira enaltece papel de Guedes na eleição de brasileiro para o BID

Ministro da Casa Civil disse que o colega fez 'trabalho de articulação' responsável por impulsionar Ilan Goldfajn; chanceler também foi saudado


20/11/2022 17:13 - atualizado 20/11/2022 17:13

O ministro Ciro Nogueira, da Casa Civil
Aliado de Bolsonaro, Nogueira (foto) comemorou o triunfo brasileiro na eleição do BID (foto: EVARISTO SÁ/AFP)
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI) disse, neste domingo (20/11), que a eleição do brasileiro Ilan Goldfajn para a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) passa por uma articulação que teve a participação de Paulo Guedes, ministro da Economia do governo de Jair Bolsonaro (PL). Segundo Nogueira, Carlos França, ministro das Relações Exteriores, também ajudou a impulsionar a candidatura de Goldfajn.

"Pela primeira vez na história, o presidente do BID é brasileiro! Ilan Goldfajn foi eleito hoje para o comando do Banco. Parabéns ao novo presidente e também aos ministros Paulo Guedes e Carlos França pelo excelente trabalho de articulação para essa grande realização para o Brasil", afirmou Nogueira, via Twitter. Goldfajn teve mais de 80% dos votos válidos na eleição interna do BID.



O banco é responsável por apoiar projetos de desenvolvimento nas Américas. Guedes, de fato, referendou a candidatura de Goldfajn, presidente do Banco Central sob a gestão de Michel Temer (MDB). No mês passado, o ministro da Economia conversou sobre o tema com lideranças internacionais. Ele aproveitou reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Washington, nos Estados Unidos, para defender a indicação do compatriota à chefia do BID.

O vencedor concorreu com outros quatro candidatos: a argentina Cecilia Todesca Bocco, secretária de Relações Econômicas Internacionais da chancelaria do país; o mexicano Gerardo Esquivel, um dos diretores do Banco Central do país; o chileno Nicolás Eyzaguirre, ex-ministro da Economia; e Gerard Johnson, de Trinidad e Tobago, ex-funcionário do BID.

Alckmin: Lula está disposto a dialogar com o BID


Parte do entorno do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, defendia a apresentação de outra candidatura. Mantega tentou, inclusive, o adiamento da eleição do BID - sem sucesso.

Por outro lado, houve interlocutores simpáticos a Lula que embarcaram na campanha pró-Goldfajn. Henrique Meirelles, outro ex-ministro da Fazenda, disse que a escolha do brasileiro é "vitória para o país".

Hoje, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), parabenizou Goldfajn. "Pela primeira vez, o BID terá um brasileiro no seu comando. Parabenizo o novo presidente Ilan Goldfajn pela vitória e, em nome do presidente Lula, reforço a disposição do Brasil em estreitar os laços com o banco pelo desenvolvimento econômico e social da nossa região", garantiu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)