(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

De prisão de Moraes até Lady Gaga: confira as fake news bolsonaristas

Embalados pela derrota de Bolsonaro e pela vitória de Lula, diversos apoiadores bolsonaristas vêm compartilhando notícias falsas sobre as eleições


06/11/2022 14:24 - atualizado 06/11/2022 15:11

Manifestantes pedem intervenção militar
Sem aceitar a derrota - legítima - do presidente, agora, diversas fake news circulam nos grupos bolsonaristas. (foto: AFP)
Embalados pela derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) e pela vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), diversos apoiadores bolsonaristas vêm se reunindo em frente a quartéis país afora para pedir intervenção militar. Sem aceitar a derrota do presidente - legítima, já confirmada pelo TSE, por autoridades internacionais e pelo próprio candidato derrotado -, agora diversas fake news circulam nos grupos bolsonaristas.

Confira algumas das notícias falsas 

  • Lady Gaga e intervenção federal

Entre essas teorias, está a de que a cantora Lady Gaga, na verdade, é uma funcionária do Tribunal Penal Internacional, localizado em Haia.
 
As montagens em que Gaga parece estar numa videoconferência com Jair Bolsonaro e as capturas de tela que dizem que Stefani Germanotta - nome real da cantora -, supostamente "primeira-ministra do Tribunal de Haia", estaria analisando uma fraude eleitoral no Brasil viralizaram no Twitter.

De acordo com as mensagens, "ocorrerá uma intervenção federal para reapurar os votos das urnas" após 72 horas de mobilização dos grupos bolsonaristas que têm se manifestado em diferentes pontos do país, motivados por fake news.

"Vamos continuar nas ruas, não podemos desistir", diz ainda a notícia falsa da vez, fomentando a manutenção dos atos golpistas que se alastraram pelo país desde o segundo turno das eleições presidenciais.
As imagens ainda ignoram a inexistência do cargo de "primeiro-ministro" no Tribunal Penal Internacional e erra ao dizer que o artigo 142 da Constituição permite que haja uma "intervenção federal" no país.
Lady Gaga e Bolsonaro
]Entre essas teorias, está a de que a cantora Lady Gaga, na verdade, é uma funcionária do Tribunal Penal Internacional, localizado em Haia. (foto: Redes Sociais/Reprodução)
 

  • Prisão de Moraes

Circula nas redes sociais, um vídeo onde apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) reagem a uma notícia falsa que anuncia a prisão do presidente do Superior Tribunal Federal (STF), ministro Alexandre de Moraes. 

Nas imagens, os apoiadores escutam a notícia da “prisão do ministro em flagrante”.  Em seguida, todos comemoram a prisão de Moraes.

O registro foi feito pelo repórter da rádio Gaúcha, Cid Martins.

  • Christmas

Uma captura de tela de reportagem transmitida na tarde desta quarta-feira pela TV Ponta Negra, afiliada do SBT no Rio Grande do Norte, tem repercutido nas redes sociais.

A imagem mostra um idoso segurando um cartaz num ato antidemocrático, que contesta o resultado da eleição presidencial, na Avenida Hermes da Fonseca.

No pedido, ele escreveu "intervenção federal 02/11/2022 Natal/RN — Brasil", mas o que realmente chamou atenção na web foi a forma como ele traduziu a mensagem para o inglês: "federal intervention aldready", seguido pela repetição da data e o nome da cidade, "Christmas" — como é chamada em inglês a data em que os cristãos celebram o nascimento de Jesus, em 25 de dezembro, ou seja, Natal. 

Homem segura cartaz com tradução errada
A imagem mostra um idoso segurando um cartaz num ato antidemocrático, que contesta o resultado da eleição presidencial, na Avenida Hermes da Fonseca (foto: Redes Sociais/Reprodução)

  • Milhões de seguidores

O perfil oficial do Exército brasileiro no Instagram passou de 2,1 milhões de seguidores para 6,7 milhões desde a última segunda-feira (31/10), impulsionado por um fake news bolsonarista de cunho golpista, que pede intervenção federal.

De acordo com dados da ferramenta Crowdtangle, do Facebook, o acréscimo de mais de quatro milhões de seguidores na página do Exército deu-se porque golpistas viralizaram a falsa informação de que, para que possa intervir no cenário político brasileiro, o perfil dos militares precisaria a chegar a marca de 20 milhões de seguidores. 

  • Morte do presidente eleito 

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro vêm compartilhando também a notícia de que o presidente eleito Lula teria sofrido um infarto e socorrido no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
 
De acordo com as mensagens, Lula teve o problema em um hotel na Bahia e precisou ser removido. Algumas versões da história também relatam que o político sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). 
 
Depois das eleições, Lula está descansando com a esposa, Janja, numa casa entre as praias do Espelho e de Caraívas, próximo a Porto Seguro.

O petista embarcou para o estado na tarde da terça-feira (1/11), inicialmente prevendo passar três dias, mas esticou a data. 

  • Live Argentina

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) precisou desmetir o conteúdo divulgado por um canal argentino de direita e disseminado por apoiadores do presidente.

Em uma live realizada na sexta-feira (4/11), o influenciador argentino Fernando Cerimedo, dono do canal La Derecha Diário, divulgou um dossiê apócrifo com uma série de informações falsas sobre as urnas eletrônicas para levantar suspeitas sobre a vitória de Lula.
Nas imagens, o influenciador diz ter recebido um relatório do Brasil, indicando que cinco modelos de urnas eletrônicas usadas na eleição deste ano registraram mais votos para Lula do que para Bolsonaro. Segundo ele, esses modelos mais antigos não foram submetidos aos testes de segurança dos modelos de urnas de 2020.
 
Ele afirmou, sem apresentar provas, que nas urnas anteriores a 2020, Lula venceu Bolsonaro com oito pontos percentuais de vantagem, enquanto que nas urnas auditadas por peritos de universidades federais e das Forças Armadas, o atual presidente venceu com 1,3 ponto de vantagem sobre o petista.

 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)