(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PESQUISA ELEITORAL

Instituto de pesquisas pede desculpas por erro de previsão da eleição

CEO do instituto AtlasIntel foi às redes sociais para se desculpar por diferença entre resultado das urnas e pesquisa divulgada na semana anterior


31/10/2022 15:37 - atualizado 31/10/2022 15:51

Urna Eletrônica
Resultado das urnas teve diferença de 2,5 pontos percentuais em relação à pesquisa (foto: Antonio Augusto/secom/TSE)
O CEO do Instituto AtlasIntel, Andrei Roman, se desculpou por ter errado a previsão do resultado das eleições presidenciais após o fim das apurações do 2º turno no domingo (30/10). Em pesquisa divulgada na quinta-feira (27/10), levantamento mostrava vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com vantagem maior do que a verificada nas urnas.

“AtlasIntel oferece desculpas pelo erro de previsão da eleição presidencial. O desempenho do Jair Bolsonaro foi subestimado em 2,5pp. Destacamos que nossas pesquisas acertaram dentro da margem: AL, BA, MG, SP, RJ. 5/7 estados onde divulgamos pesquisas de véspera”, disse Roman em seu perfil no Twitter.


A última pesquisa divulgada pelo Atlas apontou Lula com 52,4% das intenções de voto contra 46,6% de Jair Bolsonaro (PL). As urnas deram um resultado mais apertado, com vitória do petista por 50,9% a 49,1% dos votos válidos. 


Pesquisas na mira

Apontando derrota de Bolsonaro desde o primeiro turno, as pesquisas eleitorais entraram no alvo dos seguidores do presidente. Após resultado das urnas mostrar uma discrepância entre o que apontavam levantamentos como os divulgados por Datafolha e Ipec e o resultado do candidato à reeleição, a pressão sobre os institutos aumentou.

Durante o segundo turno, o Congresso Nacional discutiu sobre a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as pesquisas e um Projeto de Lei que propunha punições para institutos que errassem os resultados das urnas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)