(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas APOIADORES DO PETISTA

Pesquisa Atlas: Cresce transferência de votos de Tebet e Ciro para Lula

Pesquisa mostrou grande variação em cerca de dez dias. Ambos os presidenciáveis apoiam Lula, mas só Tebet entrou, de fato, na campanha


24/10/2022 18:10 - atualizado 24/10/2022 18:26

Simone Tebet e Lula
Simone e Lula durante evento em que a senadora declarou voto no petista (foto: NELSON ALMEIDA / AFP)
Pesquisa divulgada pelo Instituto Atlas/Intel nesta segunda-feira (24/10) aponta que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) em 1,2 ponto percentual em relação aos últimos números apresentados pela organização. A explicação do crescimento petista pode ter acontecido por uma aumento na taxa de transferência de votos destinados a Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno.

Na pesquisa anterior, com dados coletados até 12 de outubro, 54,2% dos respondentes que haviam votado em Tebet no primeiro turno declaram escolher Lula no segundo. No levantamento publicado hoje, essa marca subiu para 69,6%. Além disso, o percentual de eleitores da senadora que migraram o voto para Bolsonaro caiu de 29,2% para 18,2%.


Também houve crescimento para o ex-presidente entre os que votaram em Ciro Gomes. Em relação ao último cenário divulgado pelo Atlas, houve uma virada. Antes, 53,9% dos eleitores do pedetista declaram votar em Bolsonaro e 39,1% em Lula. Agora, o petista aparece reunindo 51,13% dos votos de Ciro, enquanto o atual presidente tem 41,16%.

Ambos os presidenciáveis anunciaram apoio a Lula na primeira semana do segundo turno. O engajamento na campanha, porém, é bem diferente. Ciro se limitou a um pronunciamento gravado em que sequer citava o nome do ex-presidente e apenas dizia que seguiria o posicionamento do partido. Enquanto isso, Tebet entrou na campanha petista de forma incisiva e fez em Minas Gerais, no último fim de semana, sua primeira aparição em atos públicos ao lado de Lula.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)