(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Secretário de Defesa dos EUA defende lisura das eleições brasileiras

Em evento no Brasil, Lloyd J. Austin III afirmou que ministro da Defesa brasileiro está comprometido com a segurança das eleições


27/07/2022 18:09

 Lloyd J. Austin III
Lloyd J. Austin disse que converso com o ministro brasileiro, que reiteirou o compromisso com a lisura do pleito (foto: SAUL LOEB)
Participando da 15ª Conferência dos Ministros da Defesa das Américas, realizada em Brasília, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd J. Austin III, defendeu, nesta quarta-feira (27/7), a realização de eleições limpas e justas no Brasil. Em entrevista coletiva, ele também afirmou que se reuniu com Paulo Sérgio Nogueira, ministro da Defesa brasileiro, — que teria reiterado o compromisso com a lisura do processo eleitoral.


“Ele [ministro da Defesa brasileiro] estava muito focado em fornecer segurança para garantir que pudessem realizar uma eleição segura e transparente. E então ele está focado nisso, ficou muito claro para mim e, novamente, eu não precisei pressioná-lo. Isso está no centro de suas preocupações”, disse Lloyd Austin

O secretário afirmou ainda que o país norte-americano defende um “controle civil firme dos militares” na sociedade democrática. “Tive a oportunidade de reafirmar o papel adequado da função do Exército na sociedade democrática. E isso significa controle civil firme dos militares”, destacou.


As Forças Armadas foram convidadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para integrar a Comissão de Transparência Eleitoral. No entanto, os militares têm corroborado com o discurso do presidente Jair Bolsonaro (PL) - que questiona a confiabilidade das urnas eletrônicas.

Durante 26 anos, não houve nenhum questionamento dos militares ao sistema eleitoral brasileiro. Também nunca foi registrada nenhuma de prova fraude nas eleições, desde a implantação da urna eletrônica, em uso desde 1996.


Em evento aberto na terça-feira (16/7), Lloyd J. Austin já havia dito que "a democracia é o símbolo das Américas" e que as nações do continente compartilham valores comuns, tais como "compromisso com o estado democrático de direito" e "devoção à democracia".

O Ministério da Defesa realiza o evento com representantes de 34 países das Américas. A cerimônia começou no dia 25 e vai até o dia 29. Além da reunião com o secretário dos EUA, Paulo Sérgio Nogueira terá outras audiências com representantes de Argentina, Colômbia, Equador, Haiti, Honduras, México, Paraguai, Suriname e Uruguai.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)