(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bolsonaro decreta luto de três dias pela morte de Shinzo Abe

Além de pesar, Bolsonaro expressou indignação pelo assassinato do ex-primeiro-ministro japonês


15/07/2022 20:38

Bolsonaro e Shinzo Abe
Bolsonaro e Shinzo Abe, ex-primeiro-ministro japonês (foto: Reprodução/Twitter)
O presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou nesta sexta-feira (8/7) luto oficial de três dias no Brasil pelo assassinato do ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe. O chefe do Executivo apontou indignação e pesar, destacando que Abe foi "um grande amigo do Brasil."
 
"Recebo com extrema indignação e pesar a notícia da morte de Shinzo, líder brilhante e que foi um grande amigo do Brasil. Estendo à família de Abe, bem como aos nossos irmãos japoneses, a minha solidariedade e o desejo de que Deus cuide de suas almas neste momento de dor."
 
 
Bolsonaro ainda fez votos de que o autor do disparo seja punido rigorosamente. "Como sinal de nosso respeito ao povo japonês, de reconhecimento pela amizade de Shinzo Abe com Brasil e de solidariedade diante de uma crueldade injustificável, decretei luto oficial em todo o país durante 3 dias. Que seu assassinato seja punido com rigor. Estamos com o Japão”, escreveu.
 
 
 
 
O premiê tinha 67 anos e foi alvo de um atentado no qual foi atingido por um tiro enquanto discursava na cidade de Nara. Abe foi um dos primeiros-ministros japoneses que mais tempo ficaram no cargo nos últimos anos, durante oito anos, até quando renunciou em setembro de 2020 por problemas de saúde.
 
 
Ele foi atingido no peito, chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Um suspeito de ter efetuado o disparo, Tetsuya Yamagami, 42 anos, foi preso pouco depois. Ele é ex-militar da marinha japonesa. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)