(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CARTÃO POSTAL

Zema assina decreto que pode facilitar tombamento da Serra do Curral

Decreto reconhece a Serra do Curral como área de relevante interesse cultural do estado, que solicitou apoio do Iepha e da AGE para avaliar condições do local


14/06/2022 12:10 - atualizado 14/06/2022 18:29

Pico Belo Horizonte, na Serra do Curral
(foto: Mateus Parreiras/EM/D.A.Press)

 

O governador Romeu Zema (Novo) informou em redes sociais que assinou o decreto que reconhece a Serra do Curral como área de relevante interesse cultural de Minas Gerais. A medida deve acelerar o processo de tombamento do local.

 

"A Serra do Curral será preservada (...) Temos dialogado com as cidades envolvidas, órgãos de controle e sociedade civil para acelerar as ações com toda legalidade", afirmou o governador.

 

O decreto abrange os municípios de Belo Horizonte, Sabará e Nova Lima. "Faremos a proteção permanente e com regras claras para que a Serra do Curral atravesse gerações como o cartão postal de BH", afirmou o governador.


Zema também solicitou que o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e a Advocacia Geral do Estado (AGE) se manifestem sobre o acautelamento do cartão-postal de BH. A iniciativa é tida como a primeira etapa até o tombamento provisório do local.

 

Leia mais: Deputados de MG iniciam trâmite que pode gerar tombamento 

 

Segundo o Estado, o relator a ser indicado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo fará parte do Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (Conep). Ele ficará com a responsabilidade de analisar o estado atual do dossiê de tombamento, além de elaborar proposta para estabelecer diretrizes ao tombamento provisório da Serra do Curral. 

 

Em nota, o governo de Minas alega que o tombamento só poderá ser concluído depois de aprovação e votação feito pelo Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (Conep). Atualmente, esse órgão é composto por vários integrantes de secretarias do Estado, além de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), da Associação Nacional de História (Anphu-MG), além de membros da sociedade civil, entre outros.

 

“Somente o Conep tem a autoridade para fazer tombamentos no âmbito estadual. Da mesma forma, projetos de mineração somente são aprovados após deliberação por órgão competente, a saber, em Minas Gerais, o Copam, Conselho Estadual de Política Ambiental, a quem cabe a definição de deferimento ou indeferimento de licenças pleiteadas”, diz o governo de Minas, em nota. 

 

"Após a publicação do despacho e do decreto em questão (minuta do despacho em anexo), caso ocorra o acautelamento, proposto pelo governador e ainda a ser apreciado pelo Iepha e a AGE, há a possibilidade de que o processo de mineração pela Tamisa não possa ser iniciado até a apreciação do tema pelo Conep", conclui a nota. 

 

Leia mais: Mineradora diz que PBH não tem competência para opinar 

 
Tombamento 

 

Estudos deverão ser eitos junto ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) para a criação de uma Unidade de Conservação. A ideia é que a área possa ser instituída como Parque Metropolitano da Serra do Curral, que englobe territórios das cidades envolvidas. 

 

Nesta segunda-feira (13/6), a Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) aprovou requerimento para a realização de uma audiência pública para discutir sobre o tombamento do local

 

O responsável por demarcar a área e apontar em quais condições o tombamento irá ocorrer é o poder executivo, por meio do Iepha-MG, que é responsável pela preservação do patrimônio estadual.

 

 

Na audiência pública, a ALMG discutirá uma forma de impedir que as mineradoras atuem em uma área limítrofe entre as cidades mineiras de Belo Horizonte, Nova Lima e Sabará.

 

A mineradora Gute Sicht já atua no limite de Sabará, enquanto a Taquaril Mineradora S.A (Tamisa) obteve em 30 de abril licença junto ao Comitê Estadual de Política Ambiental (Copam) para explorar o local.  

 

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)