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Estado de Minas NOTÍCIAS FALSAS NA MIRA

Google terá ferramenta de dados sobre as eleições de 2022

Empresa anunciou nesta terça (14/6) iniciativas para combater fake news e tirar dúvidas durante a disputa eleitoral brasileira


14/06/2022 10:45 - atualizado 14/06/2022 11:17

Marco Túlio Pires, head de News Lab do Brasil
Marco Túlio Pires, head de News Lab do Brasil, apresentou as propostas em parceria com TSE (foto: João Renato Faria/ EM)

O Google anunciou, nesta terça-feira (14/6), uma série de iniciativas para esclarecer dúvidas e combater fake news durante as eleições de 2022. A principal delas é um site, que será lançado no dia 16 de agosto – no início oficial da campanha eleitoral –, reunindo dados em tempo real sobre candidatos e partidos, além das principais perguntas sobre temas relacionados à disputa. 

Outra iniciativa é um relatório do Google Trends, que reúne as principais buscas realizadas no Brasil em relação a temas como saúde, economia, segurança e política. O documento estará disponível em julho e tem como objetivo ajudar pesquisadores, gestores públicos e jornalistas sobre as preocupações da população nos últimos anos. 
 


"Além disso, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral, vamos oferecer um serviço via Google Assistente para ajudar eleitores a encontrar seus locais de votação", anunciou Marco Túlio Pires, head de News Lab do Brasil, durante o evento Google For Brasil, em São Paulo. 

Por fim, o Google vai oferecer dados e inteligência de busca para o primeiro debate presidencial de 2022, previsto para ser realizado pela Band em agosto. Paineis vão mostrar em tempo real os temas com maior interesse de busca nos candidatos durante o debate


Apoio do Google à diversidade


Além disso, foi revelada a lista de organizações não governamentais (ONGs) que vão dividir um investimento de R$ 1,5 milhão para desenvolver projetos que ampliem a diversidade na política

Foram selecionados os grupos #VoteLGBT, Instituto UpdateInstituto AlzirasInstituto Marielle FrancoInstituto Vita Alere e Safernet. Em comum, eles têm trabalhos de capacitação e apoio a indivíduos que querem se candidatar a cargos politicos e são de grupos sub-representados no Legislativo e no Executivo, como pessoas negras, indígenas e Lgbtqia+. 


Fake news na mira 

O Google também reforçou seu apoio ao combate às fake news por meio de duas iniciativas. A primeira é o Educamídia, do instituto Palavra Aberta, criado em 2019. Ele ajuda professores da rede pública, jovens e idosos acima de 60 anos a ler e interpretar criticamente informações que acessam na internet. 
 
Outro projeto que recebe apoio do Google é o Comprova, uma coalizão de 42 veículos de imprensa no Brasil – entre eles, o Estado de Minas – e que investiga e checa informações suspeitas que circulam pela internet. Já foram feitas mais de 800 checagens desde 2018 e, agora, o grupo se prepara para se debruçar sobre as eleições deste ano.


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