(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALMG

CPI da Serra do Curral precisa de duas assinaturas para ser protocolada

Requerimento para que a comissão seja protocolada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais precisa de 26 assinaturas


25/05/2022 10:48 - atualizado 25/05/2022 11:12

SerraDoCurral
Serra do Curral, cartão-postal da Região Metropolitana de Belo Horizonte (foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)
A abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para investigar o aval do Governo de Minas para que a Taquaril Mineração S.A (Tamisa) atue na Serra do Curral, em áreas entre os municípios mineiros de Sabará, Nova Lima e Belo Horizonte, está em stand-by. Até essa terça-feira (24/05), 24 deputados estaduais tinham assinado o documento, de autoria da parlamentar Ana Paula Siqueira (Rede).


O ofício para que a CPI da Serra do Curral fosse protocolada foi produzido em 2 de maio deste ano. A aprovação do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) se deu em 30 de abril.

O documento que reivindica a investigação questiona a autorização minerária dada pelo Copam, órgão ligado ao Governo de Minas. Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, defende o empreendmento.

"Eu acho que você ficaria muito indignada, porque se você fez tudo certo, de boa-fé e está cumprindo a lei, por que eu não vou dar autorização para você construir a sua casa?", comentou Zema, em 17 de maio, à TV Globo.

Caso o requerimento chegue no número "mágico" de 26 assinaturas, a tendência é de que a CPI seja aberta pela mesa diretora. Isso porque o presidente da Casa, deputado estadual Agostinho Patrus (PSD), manifestou-se de forma contrária à mineração e é tido como rival político de Zema.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)