(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES

PSB indica Geraldo Alckmin para vice na chapa presidencial de Lula

Oficialização dos dois nomes ainda depende da aprovação das convenções dos dois partidos


09/04/2022 04:00 - atualizado 08/04/2022 23:12

Alckmin e Lula em hotel na Zona Sul de São Paulo
Geraldo Alckmin e Lula se reuniram ontem em um hotel na Zona Sul de São Paulo, onde fizeram críticas ao governo de Jair Bolsonaro (foto: FELIPE ARAÚJO/AFP)


Brasília – O PSB indicou ontem o recém-filiado Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, para vice na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial. O evento foi realizado em hotel na zona sul de São Paulo, na manhã de ontem, com a presença dos presidentes do PSB e do PT, Carlos Siqueira e Gleisi Hoffmann, respectivamente. Lula chamou Alckmin de “companheiro” durante seu discurso: “Você me chama de companheiro Lula e eu te chamo de companheiro Alckmin”, disse. A oficialização da chapa, entretanto, ainda depende da aprovação das convenções nacionais do PT e do PSB.

Críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e justificativas para a aliança pautaram os discursos de Lula e de Alckmin. Sem citar o nome do principal adversário na disputa eleitoral, Lula e Alckmin fizeram menção ao presidente e, ainda, às disputas eleitorais no passado – a partir da redemocratização do país, em 1985, quando, em 1989, PT e PSDB, partido no qual Alckmin até recentemente estava filiado, eram adversários.

O petista, que lidera as pesquisas de intenção de votos, destacou que a possível fazer a composição com Alckmin pela democracia e pela recuperação econômica do país. “Eu esperava que, em 2022, o Brasil fosse ser mais parecido com a França”, afirmou. Ele destacou que mesmo durante as eleições polarizadas entre PT e PSDB (legenda de Alckmin por 33 anos), a corrida tinha outro tom. “Era uma política civilizada. A gente terminava um comício em qualquer lugar do país. Entrava em um restaurante. Estavam pessoas com camisa do PSDB, nos cumprimentávamos. Hoje isso não é possível”, afirmou.

“Tenho certeza de que o PT irá aprovar o seu nome como candidato a vice. Já fui adversário do Alckmin, de José Serra, FHC [Fernando Henrique Cardoso], e nunca nos desrespeitamos. O tratamento sempre foi respeitoso, civilizado, dentro daquilo que a democracia e os bons modos do humanismo exigem que as pessoas façam”, continuou Lula. Em uma aceno para grupos econômicos e para seu eleitorado mais popular, o ex-presidente reforçou: “Vamos tratar com o mesmo respeito um catador de papel e um empresário da maior empresa deste país".

Alckmin abriu o seu discurso afirmando que o cenário pede agora “somar esforços para a reconstrução de nosso país”. E emendou: “Não é hora de egoísmo, mas de generosidade, de união. Política não é um ato solidário. Quero somar esforços a Lula”. Sobre Bolsonaro, Alckmin disparou: “É um governo (de Bolsonaro) que atenta contra a democracia e as instituições. O resultado é  a violência, a fome e a miséria e 30% de desemprego entre jovens”, enumerou o ex-governador.

BOLSONARO IRONIZA

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ironizou a chapa formada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin para disputar a Presidência da República. O chefe do Executivo compartilhou tuíte ontem em que Lula e Alckmin aparecem se cumprimentando, sorridentes. 

“Nossa vontade é de reconstruir o Brasil. A partir de agora é companheiro Alckmin e companheiro Lula”, diz o texto da legenda. Bolsonaro então comentou com uma larga risada traduzida por “Kkkkkkkkkkkkkk”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)