(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVO PREFEITO DE BH

Fuad Noman entrega PL da redução tarifária de ônibus à Câmara de BH

Este foi o primeiro ato do novo prefeito, que tomou posse nesta terça-feira (29/3) em uma cerimônia na Câmara de Belo Horizonte


29/03/2022 13:56 - atualizado 29/03/2022 16:21

Fuad Noman (PSD), novo prefeito de Belo Horizonte, em sua posse na Câmara de BH nesta terça-feira (29/3)
O novo prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), em sua posse na Câmara de BH, nesta terça-feira (29/3) (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
O primeiro ato do novo prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), foi assinar o Projeto de Lei (PL) da redução da tarifa dos ônibus da capital em R$ 0,20 e entregar à presidente da Câmara de BH, Nely Aquino.

O chefe do Executivo municipal tomou posse como prefeito belo-horizontino nesta terça-feira (29/3), na casa do Legislativo municipal, e destacou suas prioridades à frente da prefeitura nos próximos dois anos e nove meses.



O PL era um antigo impasse do ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) com a Câmara de BH. Segundo Noman, agora o texto foi reajustado em consenso entre técnicos da prefeitura e da Câmara e entregue nesta terça.



"Espero que a partir deste momento a Câmara possa estudar, melhorar o que for preciso, aperfeiçoar aquilo que não está muito bom e aprovar e votar rapidamente, porque se demorarmos muito para encontrar uma solução, ou teremos que aumentar a tarifa para um valor muito alto ou o sistema vai parar”, ressaltou o prefeito.


Ele comentou quais os pontos foram modificados: “Na realidade, as diferenças são muito pequenas. Uma das coisas que modificamos foi que incluímos o transporte suplementar, que estava fora anteriormente. E explicamos claramente para a Câmara todas as questões que estavam em dúvida. Qual o contrato? Explicamos.”

O transporte coletivo é uma das prioridades de sua gestão. “É um problema sério, agravado agora pela greve dos metroviários, que temos trabalhado. Estamos conversando com a presidente da Câmara, Nely, para encontrar uma solução para resolver essa questão da redução da passagem, que é uma coisa única no Brasil, mas estamos nos antecipando e pagando a gratuidade”, apontou.

“Assumimos um compromisso muito grande fechado com o Setra [Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte] de que temos que melhorar o serviço público, temos que melhorar o transporte de alguma forma. A prefeitura vai investir? Vai, mas temos que ter uma contrapartida. Sabemos que o sistema está em um momento dificílimo, mas temos que fazer”, completou.

Fuad também citou outros problemas que deverão ser pautados com urgência na prefeitura.

“A prefeitura tem diversos problemas, a cidade de Belo Horizonte tem diversos problemas, muitos deles causados ainda pela pandemia, e temos várias frentes de trabalho que temos que cuidar. Eu diria que as enchentes são um problema sério, assim como o desabamento de encostas, que se nós não fizermos agora na seca, na chuva morre todo mundo. Temos que priorizar isso”, disse.

Ele continuou: “E a educação? As crianças ficaram dois anos paradas, dentro de casa, muitas delas sem nenhum tipo de equipamento para aprender. Foram dois anos de ensino perdidos e não adianta eu chegar agora e dar um ano normal, tenho que criar algum mecanismo para repor essas aulas, para ajudar essas crianças a recuperarem o tempo perdido. Na saúde ainda temos sérios problemas, a COVID ainda não foi embora, lamentavelmente, a dengue tá chegando. Temos as cirurgias eletivas que ficaram paradas por muito tempo e temos que atacar, temos várias ações dentro da saúde que estão sendo desenvolvidas e vão continuar.”

Noman, vice-prefeito desde janeiro de 2021, substitui Alexandre Kalil (PSD) no posto, que renunciou para se tornar pré-candidato ao governo de Minas nas eleições gerais de 2022, em outubro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)